compartilhe >>

"Teremos um público recorde", projeta presidente da Festa


Publicado 11/05/2022 06:30
Atualizado 11/05/2022 11:49

Geral Cobertura Especial   FESTA NACIONAL DO CHIMARRÃO

Com muita música, bom chimarrão e diversas atrações, a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) será retomada nesta quarta-feira (11) e segue até o domingo (15) em Venâncio Aires. A organização da festa espera um público recorde durante os dias de evento. Os portões do Parque Municipal do Chimarrão abrem ao público em geral nesta quarta às 13h e a entrada é gratuita. Estarão abertos todos os espaços da Feira Multissetorial, bem como os espaços gastronômicos. 

O presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira, fez uma avaliação positiva do evento até o momento. "Tivemos uma abertura oficial bastante prestigiada, principalmente pelas autoridades que vieram ao município. A festa já iniciou na sexta-feira com shows. O tempo nos ajudou. Sábado e domingo foram dias ensolarados que trouxeram muito público para a festa", comenta.

O presidente destaca a programação bastante variada do evento que contempla todos os gostos. Com previsão de tempo firme, aumenta também a expectativa quanto ao número de visitantes. Na reabertura dos portões, nesta quarta-feira, os ingressos serão liberados para toda população. "Teremos um público recorde em toda a festa", ressalta o presidente. Para os visitantes de outras cidades que forem prestigiar o evento, o diferencial que poderá ser encontrado, segundo o ele, é justamente um bom chimarrão, além de uma gastronomia de dar água na boca, artesanato e agricultura familiar.

Sobre a programação

  • Nesta quarta-feira, aniversário de 131 anos de Venâncio Aires, será especial com o encontro da Maturidade Ativa a partir das 13h30min. Ônibus foram disponibilizados com roteiros que passam pela cidade e pelo interior do município. Ainda, durante a tarde serão realizados o Concurso Gastronômico e o Concurso do Melhor Chimarrão do Brasil. Interessados ainda podem realizar a inscrição pelo telefone/whatsapp (51) 9 9910-9500. Às 19h, ocorre sessão solene da Câmara de Vereadores, no Chimarródromo. Os shows do dia ficarão por conta da Banda ONG -Alphorria, Banda Barbarella e Grupo Bochincho, no Lonão.
  • Na quinta (12) e sexta-feira (13), serão dias especiais para os estudantes da rede municipal. Eles participarão durante os dois dias da programação que contará com teatros e oficinas. No dia, a partir das 19h, ocorre o Jantar Típico Gaúcho, na Sede do CTG Erva Mate. As bandas que animarão o público serão Kamarillia e Banda Nova Estação e, também, ocorrem no Lonão.
  • ​O fim de semana promete atrair o público para as programações. Um dos momentos mais aguardados e destaque das atrações serão as competições campeiras do Rodeio Crioulo, que chega à edição de número 54, e inicia na sexta-feira (13). As competições esportivas ocorrem na Sova. No Chimarródromo ocorrem os shows de Pedro Ernesto Denardin e banda, e Maiataj. Já no Lonão, o público confere as apresentações de Os Fagundes e Tornado da Vanera. 
  • Já no sábado (14), a abertura do Parque ocorre às 10h, e no mesmo horário inicia a 2ª Etapa da Copa Mocva de Veloterra e Motocross Amador. À tarde apresentações do CTG Querência do Arroio do Meio e CTG Chaleira Preta. A cerimônia oficial de abertura do 54º Rodeio Crioulo CTG Erva Mate ocorre às 18h, no Chimarródromo, e junto apresentação de Marcello Caminha. Lucio Yanel fará show no Chimarródromo, às 20h. No Lonão, show The Ruwers, às 20h30min. E o mais aguardado da noite de sábado é o show nacional com Grupo Pixote, que subirá ao palco do Ginásio Poliesportivo às 23h.
  • No domingo (15), último dia de Fenachim, seguem as competições esportivas, rodeio crioulo e a Copa Mocva. Durante à tarde ocorrem apresentações tradicionalistas com Shana Muller, às 14h. Logo após, GF Essência da Tradição, Danças Alemãs GDFA Grüner Jäger Volkstanzgruppe e Die Schwalben, apresentações do CTG Bento Gonçalves, DTG Piazito da Tradição, Grupo de Danças Açorianas Venâncio Resgatando Raízes. Às 16h, no Lonão, ocorre show com João Luiz Corrêa.
  • O encerramento da 16ª Festa Nacional do Chimarrão será às 18h, no Chimarródromo, com apresentação da Orquestra de Venâncio Aires.

Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
Festa será retomada nesta quarta-feira e segue até o domingo em Venâncio Aires
Festa será retomada nesta quarta-feira e segue até o domingo em Venâncio Aires