Escola Batista cria estufa para produzir alimentos


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/05/2022 19:30

Geral   NOVIDADE

Uma iniciativa pioneira em Vale do Sol, o projeto “Agricultura sustentável, alimentação sustentável” está construindo uma estufa para produção de alimentos na EMEF São João Batista, em Formosa. A proposta tem envolvido toda a comunidade escolar, incluindo os pais de alunos e tem como objetivo levar conhecimentos sobre cuidados com o solo, técnicas de compostagem, educação ambiental, produção de alimentos orgânicos e muitos outros assuntos relacionados à agricultura familiar.

Conforme a vice-diretora da São João Batista, Simone Tesche Emmel, a ideia do projeto surgiu a partir da proposta do  programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), de um investimento em oficina prática que envolvesse também pais e se estendesse à comunidade. “Vivemos em um meio rural e queremos que nossos alunos sintam orgulho da comunidade em que vivem, podendo ter perspectivas na agricultura familiar com ideias de diversificação e produção orgânica. É uma forma de se trabalhar disciplinas integradas com o olhar voltado para a produção orgânica e reestruturação das propriedades. Ainda, é um meio de aproximar mais os pais da escola e orientá-los com oficinas oferecidas pelo programa”, salienta Simone. 

Com o acompanhamento do engenheiro agrônomo Jair Staub, as oficinas são destinadas aos pais e alunos do 8º e 9º ano do educandário. Segundo o estudante do 9º ano, Carlos Luiz Jost, morador de Alto Formosa, o projeto tem sido muito interessante, pois tem lhe feito aprender temas que podem lhe ajudar no futuro. “Estou gostando bastante dessa iniciativa, pois é algo que poderei aplicar no meu futuro. Como pretendo ficar no interior, é muito importante ter esse conhecimento sobre agricultura sustentável, para que no futuro eu possa ter mais saúde e uma boa qualidade de vida”, conclui o jovem.

Arise Brasil

Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE) é um programa para ajudar, prevenir e eliminar o trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco em que a JTI desenvolve suas atividades. Conforme a supervisora de projetos sociais, Marinês Kittel, um dos principais objetivos da iniciativa é a educação e o aproveitamento dos alimentos de uma forma saudável, não só na escola, mas também nas propriedades dos alunos. “Com essa iniciativa, os pais também puderam vir pra escola e viram a importância da alimentação saudável”, frisou.


Foto: Divulgação
Estufa está sendo construída com a ajuda de pais dos alunos do educandário
Estufa está sendo construída com a ajuda de pais dos alunos do educandário