Parceria entre Prefeitura e Ana Nery amplia oferta de exame preventivo de câncer


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 09/05/2022 10:08
Atualizado 09/05/2022 10:09

Geral   SAÚDE PÚBLICA

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Hospital Ana Nery (HAN), está promovendo uma ação para ampliar os exames de prevenção para rastreamento do câncer de colo de útero nas unidades de saúde da rede de Atenção Básica. 

Nesta terça-feira (10), o ônibus do HAN estará na ESF Esmeralda para realizar as coletas do exame citopatológico (papanicolau). Serão 40 exames ofertados para usuárias que agendarem o atendimento, presencialmente ou por telefone. Já na semana seguinte, dia 17, a iniciativa será realizada na UBS Jacob Schmidt, também mediante prévia marcação. 

Como explica a coordenadora da Atenção Básica da Sesa, Fernanda Portugal Carlin, o exame preventivo deve ser realizado por mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. “A rotina recomendada para o rastreamento no Brasil é a repetição a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano para reduzir a possibilidade de um resultado falso negativo”.

Tanto na ESF Esmeralda  como na UBS Jacob Schmidt também serão disponibilizados  testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e ofertadas as vacinas Influenza e Covid adulto e pediátrica para a comunidade local, no período da manhã, das 9h às 11h30min, e à tarde, das 13h às 16h30min. Para imunização haverá suporte do ônibus da Atenção Móvel em Saúde da Sesa.


Foto: Divulgação
Serão 40 exames ofertados para usuárias que agendarem o atendimento, presencialmente ou por telefone
Serão 40 exames ofertados para usuárias que agendarem o atendimento, presencialmente ou por telefone