Arauto Saúde: a necessidade de uma boa visão


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 07/05/2022 07:59

Arauto Saúde   MELHOR VISÃO

Adotar cuidados com a visão é fundamental para garantir qualidade de vida e bem-estar.  Dessa forma, é recomendado que qualquer tipo de incômodo nos olhos seja prontamente tratatado, através de um especialista. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Dessa forma, para falar um pouco mais sobre a importância da visão e como ao longo da vida devemos atentar para a mesma, o convidado desta semana do Arauto Saúde é o oftalmologista Adriano Schafer.

Conforme o especialista, o cuidado com a visão deve ser algo presente desde os primeiros meses de vida. “O primeiro teste (do olhinho) pode ser feito após o primeiro mês de vida. Ele é muito conhecido e já visa pegar algumas alterações que podem ocorrer na criança. Pode fazer no primeiro mês de vida e ao longo da infância você pode repetir. É interessante antes de ir à escola fazer alguns exames, pois às vezes a criança nasce com uma visão que pra ela está boa, mas que pode nos parâmetros ser uma visão abaixo da média”, ressalta o médico, que destaca os prejuízos que a fraca visão podem resultar ao aprendizado. “A criança que não vê tão bem não consegue fixar a atenção, pois muitas vezes o conteúdo é passado no quadro a certa distância do aluno e ele não enxerga, ocasionando o desinteresse na aula”, frisa.

Conforme o oftamologista, na fase adulta também se deve ter um acompanhamento constante da visão.  Contudo, muitas vezes é no exame de habilitação que as pessoas notam algum tipo de dificuldade. “O exame de habilitação ajuda muito a identificar possíveis problemas. No entanto, muitas vezes a pessoa é aprovada no teste de visão, mesmo com dificuldades. No entanto, ela acaba não procurando um especialista, o que é errado, pois ali pode ser o início de uma doença. É recomendado que a pessoa que teve alguma dificuldade no teste, procure um oftamologista , pois pode ser uma doença oftalmológica”, conclui Schafer.


Foto: Getty Images
Atenção a possíveis problemas devem ser logo realizados
Atenção a possíveis problemas devem ser logo realizados