compartilhe >>

Nova temporada do Praça da Cidadania ocorre neste sábado em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 06/05/2022 07:00
Atualizado 06/05/2022 07:00

Geral   EVENTO

Após ser transferida em virtude do mau tempo, a Praça da Cidadania estará de volta neste sábado (7), a partir das 13h30min, em uma nova temporada que chega com inúmeras atrações e muitas novidades. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, teve sua primeira edição em 2013 e retorna agora com força total, começando pelo bairro Santa Vitória. A expectativa da organização é reunir um grande público.

A programação definida para esta primeira edição trará diversas atrações para o público infantil, juvenil e adulto. Uma delas é o concurso Boneca do Bairro que alcançou grande sucesso em anos passados e que volta agora para despertar nas crianças o interesse por experiências multiculturais e de integração. Podem participar até 30 candidatas com idade entre 4 e 8 anos. Todas as participantes ganharão bonecas, já as quatro finalistas receberão as faixas de Boneca do Bairro, Bonecas Princesas e Boneca Simpatia e estarão na grande final que será realizada em dezembro. 

Também serão retomadas nesta nova temporada as competições esportivas como futebol 7, futsal e voleibol de areia e estão previstas novidades como aulão de dançan, futmesa, time trial da cidadania, corrida contra o relógio (Pump Track), oficina de skate, Torneio Spped Run, integração basquetebol sobre rodas e xadrez gigante. A parte artística  ficará por conta do show de calouros para revelação dos talentos do bairro e de um show com a Banda Shake para descontração dos moradores e do público em geral. Já a grande novidade nesta reedição do projeto será a Mostra dos Bairros, um espaço idealizado para potencializar as realizações da comunidade local. 

Além da parte festiva, uma série de serviços também estarão disponíveis durante toda a tarde, em uma parceria da prefeitura com empresas e entidades diversas. Quem circular pela praça poderá obter informações acerca do Banco do Povo, Procon, Cadastro Único, efetuar pedidos de materiais de construção, obter orientações sobre regularização fundiária, troca de titularidade de água e luz, entre outros. O Gabinete da Prefeita estará com atendimento à comunidade e também haverá distribuição de mudas, ônibus da saúde, mateada e praça de alimentação.
Esta edição terá também a participação do Movimento de Mulheres Negras de Santa Cruz do Sul (Movine), com trancista, maquiagem, corte de cabelo, roda de conversa sobre autoestima e empoderamento da mulher. E quem quiser colocar a mão na massa poderá descontrair nas oficinas de pintura, de grafite e outras atividades artísticas oferecidas pela prefeitura. 

Para a prefeita Helena Hermany, a retomada do projeto vai tornar mais próximos o poder público e o cidadão. “Com a pandemia enfraquecendo, vamos agora trazer de volta essa grande inciativa que aproxima a prefeitura de todas as comunidades, levando diversão, entretenimento e muitos serviços. Nosso gabinete estará presente para ouvir e apoiar a população”, disse.

A praça do Santa Vitória, local que vai sediar o evento, foi revitalizada ano passado. Além da recuperação da quadra poliesportiva, do novo playground e da iluminação, foram feitas melhorias na acessibilidade. O local conta com academia ao ar livre, a primeira do município projetada com aparelhos adaptados, e com uma pista pump track, a primeira pública nos vales do Rio Pardo e Taquari, apta para a prática de esporte sobre rodas.


Foto: Prefeitura de Santa Cruz do Sul/ Divulgação
Programação definida para esta primeira edição trará diversas atrações para o público infantil, juvenil e adulto
Programação definida para esta primeira edição trará diversas atrações para o público infantil, juvenil e adulto