compartilhe >>

Projeto Guarda-Costas é mais uma ação oficializada através de acordo entre Prefeitura e Unisc


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 05/05/2022 15:19
Atualizado 05/05/2022 20:04

Geral   PACTO PELA PAZ

Com o objetivo de promover uma cultura de paz no ambiente escolar, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Apesc firmaram nesta quinta-feira (5), no salão nobre do Palacinho, uma parceria para execução do Projeto Guarda-Costas, uma das muitas ações inseridas no Programa de Prevenção à Violência Pacto Santa Cruz pela Paz. A iniciativa, criada em 2018, surgiu a partir da ronda escolar, com o propósito de trabalhar a segurança preventiva dentro das instituições de ensino e de aproximar os agentes da comunidade. 

Durante a cerimônia, o coordenador da Guarda Municipal e responsável pelo projeto, Éberson Pereira  Gonçalves, fez uma apresentação da estrutura, das entidades envolvidas, ações e temas trabalhados durante o ano. Neste primeiro semestre o público-alvo serão os estudantes das séries finais do ensino fundamental das Emefs São Canísio e Guido Herberts. A prioridade são instituições de ensino inseridas em comunidades com maior vulnerabilidade.

Através do Projeto Guarda-Costas, como explica Éberson, os alunos terão contato com os agentes da Guarda Municipal e com universitários dos cursos de Comunicação, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Nutrição, em atividades multidisciplinares, realizadas no contraturno escolar. “As atividades propostas seguem um cronograma e são planejadas de modo a contribuir para a formação da cidadania dos educandos, conscientizando-os para o não uso de entorpecentes, tabagismo, álcool, a não prática de atos ilícitos, além de desenvolver hábitos saudáveis e de preservação da saúde e do meio ambiente”, explicou.

Este ano duas inovações foram acrescentadas ao projeto pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob). Uma é o Programa de Segurança nas Escolas Municipais (Prosem), com proposta semelhante ao Proerd, e com foco na disciplina, respeito e prevenção às drogas, para educandos do 5º e 6º anos do ensino fundamental. A outra novidade é a extensão do Projeto Guarda-Costas, que agora passa a alcançar também os centros de convivência. Neste primeiro semestre serão contemplados o Viver Bem, o Beatriz, o Faxinal e o Beckemkamp. 

Para o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, a formalização da parceria dará continuidade a um projeto que vem obtendo êxito ao logo dos anos e que agora ganha ainda mais vulto na comunidade. Ele lembra que há cerca de três décadas os municípios não tinham protagonismo na segurança pública, o que segundo ele é essencial para o desenvolvimento de outras áreas. “Segurança é um sentimento, ou a pessoa se sente segura ou não se sente segura. E sem segurança pública não há desenvolvimento social, educação, saúde”, argumentou. 

Ao se pronunciar a assessora de relações interinstitucionais, Carmem Lúcia de Lima Helfer, reitora da Unisc à época em que o projeto teve início e durante seus primeiros anos, comemorou a institucionalização da parceria. “Estamos reafirmando nosso compromisso social e nossa identidade comunitária. Avançamos muito quando somamos conhecimento e políticas públicas porque ganha o município, ganham os jovens e ganham as crianças que devem ter acesso qualificado a toda forma de conhecimento”, disse. 

Já a prefeita Helena Hermany afirmou que as crianças nascem iguais e que a falta de oportunidade as torna diferentes. “Sempre fui incentivadora de projetos no turno inverso. Quando a criança é bem cuidada ao nascer, frequenta a escola, recebe estímulos positivos, depois quando jovem tem acesso a cursos profissionalizantes e é inserida no mercado de trabalho, dificilmente vai se desviar do caminho do bem”, defendeu. Ela também fez questão de dizer que Santa Cruz é privilegiada por ter uma universidade comunitária e muitas pessoas interessadas em exercer o voluntariado em prol da comunidade.

Também prestigiaram o ato, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, secretários municipais de Educação, João Miguel Wenzel, de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, coordenações dos cursos de Comunicação Social, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, do Laboratório de Práticas Sociais, professores e acadêmicos da universidade, membros da Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, conselheiros tutelares, servidores municipais e demais colaboradores do Projeto Guarda Costa.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/ Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul/ Divulgação
Parceria foi firmada nesta quinta-feira
Parceria foi firmada nesta quinta-feira