Unisc promove segunda edição da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 05/05/2022 13:47
Atualizado 05/05/2022 13:49

Geral   ENSINO

A Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade, organizada e promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), está com o calendário de atividades definido. Escolas públicas estaduais e municipais e privadas estão convidadas para o evento que é marcado pela produção e disseminação do conhecimento. Para 2022, a Feira conta com o apoio das 6ª, 11ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação, que contemplam respectivamente o Vale do Rio Pardo, Litoral Norte e Vale do Jacuí-Centro; e das Secretarias Municipais de Educação das cidades instaladas nessas regiões. Ao todo, são mais de 50 municípios na área de abrangência. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Unisc.

Segundo a coordenadora geral do evento, a professora Cláudia Mendes Mählmann, a Feira será realizada de forma presencial e a distância entre 18 e 21 de outubro. “Se propõe a ser um espaço de aprendizagem e de compartilhamento de saberes, envolvendo estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o final do ensino médio”, fala. 

Ela explica que o objetivo central é incentivar a difusão e divulgação de projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas participantes, com acompanhamento e orientação de professores, visando a popularização e a valorização da ciência e do conhecimento científico. 

Diante dessa meta proposta, conforme Cláudia, é importante que os projetos sejam apresentados em um contexto além da sala de aula e da escola. “Este é o ponto alto da Feira, quando a comunidade terá a oportunidade de entrar em contato com os conhecimentos produzidos nos colégios”.  

Inscrições

Os projetos a serem inscritos na Feira podem ter uma equipe com até seis componentes entre estudantes e professores. Um dos primeiros passos ao qual as direções das escolas precisam estar atentas é estimular os professores a se inscreverem nas capacitações previstas, que se encontram abertas no site da Unisc, na aba Extensão/Eventos. Isto porque entre os critérios para submissão de projetos ao evento é que um dos professores de cada equipe tenha realizado as capacitações. Como o evento é interdisciplinar, todas as áreas do conhecimento podem participar.  

Os interessados podem obter mais informações através do site da Feira  e com a organização pelo e-mail feiradeciencias_@unisc.br.  Haverá também a divulgação de informações pelas redes sociais do evento, que podem ser acompanhadas pelo @cienciasfeira2022 ou facebook.com/feiradeciencias2022 .


Foto: Arquivo / Portal Arauto
 Escolas públicas estaduais e municipais e privadas estão convidadas para o evento
Escolas públicas estaduais e municipais e privadas estão convidadas para o evento