Vale-solense investe na arte e encanta com produções


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 04/05/2022 19:00

Geral   NO CENTRO

Quem já passou pela Avenida 15 de Setembro, certamente já viu e se encantou com o jardim de Joselaine Rusch, que mora nas proximidades da rótula e da praça municipal. Com diversas peças de madeira, balanços, guirlandas e muita criatividade, a vale-solense transformou a sua residência em um verdadeiro espaço artístico, onde, inclusive, realizou duas feiras para comercializar suas produções.

Segundo Josi, como é popularmente conhecida na cidade, o que era apenas um hobby começou a crescer com o interesse das pessoas pelas  peças que ela fazia para colocar no seu jardim.  “Comecei a fazer para uso próprio, para colocar no nosso jardim e na casa. No entanto, como a gente recebia muitas visitas, as pessoas ficavam admiradas pelos artesanatos que eu fazia, então começamos a fazer um para o outro”, ressalta a artesã, que trabalha como cuidadora de idosos. 

Produções

Entre as peças que Josi produz estão guirlandas, casinhas e celeiros de passarinho, luminárias e plaquinhas de jardim, suporte de velas, entre outros. A inspiração,  de acordo com Josi, vem da internet e dos amigos que sempre a visitam. “Comecei a fazer minhas peças em setembro de 2021 com filtros dos sonhos, feitos com guirlanda de cipó. Com o auxílio do meu marido, começamos a fazer trabalhos em madeira, utilizando material de demolição (reciclagem). Com a grande demanda, tivemos que começar com a compra de madeira. Aquilo foi tomado uma proporção muito grande e positiva, todos elogiavam e compravam”, destaca Josi, que faz os trabalhos nas horas livres. “Eu dedico sempre a noite e final de semana para fazer meus artesanatos. Eles são produzidos com muito carinho e dedicação, pois a energia delas vai par o lar de uma outra família”, salienta.

Feira no Jardim

Com cada vez mais pessoas interessadas pelas produções, a vale-solense decidiu apostar no diferente e realizou uma feira dentro do seu pátio, que foi um sucesso na cidade. “Eu sou fã do diferente, então surgiu a ideia de fazer uma feirinha no nosso jardim, pois ele é grande e as pessoas ficavam encantadas com a criatividade dos canteiros. Assim, decidi unir o útil ao agradável. Fiz duas edições até agora e ambas foram um sucesso. Eu sou muito grata em ter pessoas ao meu redor que me apoiam”, conclui. 

Para quem se interessar, os trabalhos podem ser adquiridos pelo Facebook e Instagram de Joselaine Rusch.


Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Peças produzidas por Josi chamam a atenção pela beleza e atraem olhares no Centro
Peças produzidas por Josi chamam a atenção pela beleza e atraem olhares no Centro

Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Guirlandas foram as primeiras produções de Josi
Guirlandas foram as primeiras produções de Josi

Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Jardim da vale-solense é repleto de itens artísticos
Jardim da vale-solense é repleto de itens artísticos