compartilhe >>

Vacinação contra febre aftosa começa neste domingo


Fonte: Agência Brasil
Publicado 01/05/2022 13:01
Atualizado 02/05/2022 13:59

Geral   SAÚDE ANIMAL

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que começa neste domingo (1) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022.

Com a medida, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos nos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Segundo o ministério, 107 milhões de animais devem ser imunizados nesta primeira fase da campanha. As vacinas devem ser adquiridas pelos produtores rurais em revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação.

Após realizar a vacinação, o produtor deve declarar a imunização de forma eletrônica ou presencial nos órgãos estaduais de defesa sanitária, que também podem ser procurados em caso de dúvidas.

Os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso são certificados internacionalmente como zona livre de febre aftosa, portanto não fazem parte da campanha de vacinação.


Foto: CNA/Wenderson Araujo/Agência Brasil/Divulgação
Animais começam a ser vacinados neste domingo
Animais começam a ser vacinados neste domingo