compartilhe >>

No trabalho e no amor pelos filhos, Luís encontra motivação para a vida


Publicado 01/05/2022 08:00
Atualizado 02/05/2022 10:07

Geral   DIA DO TRABALHO

Você já ouviu aquela frase de que trabalho dignifica o homem? Ela nunca fez tanto sentido para Luís André dos Santos, morador do Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul. Aos 42 anos, Luís é exemplo de quem ama trabalhar, fazer a diferença e manter a cabeça sempre ocupada. Neste domingo (1º), Dia do Trabalho, ele relembra os tantos anos dedicados a diversos serviços que engrandeceram a sua alma. 

Pai de três filhos - dois meninos de 20 e 15 anos e uma menina de 22 anos - Luís é natural de Santa Cruz do Sul e mora na casa, atualmente, apenas com o filho de 15 anos. Com um sorriso no rosto ele conta que não abre mão de trabalhar, tanto que desde a adolescência se ocupa com algum tipo de serviço.

Há seis safras trabalha como safrista e também operador de empilhadeira na Universal Leaf Tabacos onde costuma desempenhar o serviço durante sete meses. A rotina do homem, que é apaixonado pelo trabalho, é puxada, mas, para ele, pouco importa. A vontade de ser útil, servir e aprender é muito maior. Na fumageira ele inicia o trabalho às 15h18min e segue até 00h30min, de segunda a sexta-feira, mas em alguns momentos já chegou a trabalhar no fim de semana. Embora no período da manhã ele não esteja na fumageira, se engana quem pensa que ele fica só em casa. 

Quando não está atuando como safrista, Luís busca se ocupar com serviços de pintura e como servente de obra. Mas, antes disso, ele também já trabalhou em outros ramos, como agricultor, plantando fumo e ainda trabalhou como ajudante na RGE. Além de amar colocar a mão na massa, ele também não abre mão de adquirir conhecimento. Já chegou a fazer curso de escalada, curso de podas de árvore e outro relacionado ao ramo metalúrgico.

Como o trabalho na fumageira é temporário, a intenção é, em breve, tentar uma oportunidade de emprego em um supermercado também. "Não é uma vida fácil. É uma vida de muito trabalho, mas que vale a pena. Sempre estou me ocupando", comenta. É com essa dedicação, luta, sorriso no rosto e comprometimento diário com o trabalho que Luís busca servir de exemplo para os três filhos que são sua principal motivação para viver. É através dos sonhos, do trabalho, da vontade de crescer e da família que ele segue a caminhada da vida. 


Foto: Kethlin Meurer / Portal Arauto
Morador de Santa Cruz do Sul, ele é um apaixonado pelo trabalho, por servir e se sentir útil na sociedade
Morador de Santa Cruz do Sul, ele é um apaixonado pelo trabalho, por servir e se sentir útil na sociedade

Foto: Kethlin Meurer / Portal Arauto
Luís tem uma rotina agitada e não abre mão de trabalhar
Luís tem uma rotina agitada e não abre mão de trabalhar