compartilhe >>

Dia D da Vacinação contra a gripe e sarampo ocorre neste sábado pela região


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 30/04/2022 08:00

Geral   SAÚDE

N este sábado, dia 30, ocorre o Dia D da Vacinação contra a influenza e o sarampo nos municípios na região. A data marca a abertura oficial dos postos para a aplicação das doses. Na última segunda-feira, dia 25, a Secretaria da Saúde (SES) antecipou o início da vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade - que estava marcada para começar em 3 de maio - devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios. 

Vera Cruz 

Na Capital das Gincanas, a imunização vai acontecer das 8 às 17 horas. As vacinas estarão disponíveis no Espaço Mamãe Criança, no centro, e também nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Arco-Íris, Vila Progresso e Linha Henrique D’Ávila. A vacinação da gripe neste sábado terá como público-alvo os idosos e trabalhadores da saúde, que começaram a ser imunizados em 4 de abril, e ainda, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Na segunda-feira, dia 3 de maio, a campanha abrangerá os demais grupos prioritários. Até o momento, Vera Cruz atingiu 19% da cobertura vacinal da influenza, sendo a meta 90%. São 7.177 pessoas no público-alvo. 

Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), é destinada somente para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. O público alvo estimado é de 1.573 crianças, na qual a meta é vacinar 95%.  Durante o sábado, não haverá vacinação contra a Covid-19. Tanto para a influenza como para o sarampo, é preciso apresentar caderneta de vacinação, documento com RG e CPF e, no caso dos trabalhadores da saúde, documento que comprove a função ou vínculo empregatício.

Vale do Sol

No Vale, a vacinação irá ocorrer no Posto de Saúde Central, Faxinal de Dentro e Alto Trombudo, das 9 horas às 15 horas. No município, o público-alvo da campanha de influenza é de 4287 pessoas (17% já foi atingido) e para o sarampo é de 668 pessoas (5% já atingido). O atendimento será por ordem de chegada. É importante levar a caderneta de vacinas e o cartão SUS.

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento. 

Santa Cruz do Sul

Na Terra da Oktoberfest, o Dia D da Vacinação será realizado em diversos pontos do município. A imunização irá ocorrer das 8 às 16 horas nas ESFs: Gaspar, Cohab, Cristal Harmonia, Linha Santa Cruz, Faxinal, Progresso, Margarida, Senai, Rauber, Glória Imigrante, Bom Jesus, Esmeralda, Ingo Ebert (Figueira), Arroio Grande, Pedreira e Menino Deus. Na ESF Rio Pardinho, a aplicação ocorre das 8 às 11h30min. Nas UBS, a vacinação irá ser realizada das 8 às 16 horas nos postos  da Jacob Schmidt, Avenida, Farroupilha, Belverde, Verena, Ambulatório Central e Dr. Pedro Eggler.

Conforme a secretária de Saúde, Daniela Dumke, é importante que as pessoas procurem os postos de vacinação. “A imunização é fundamental para que não tenhamos casos graves da doença causada pelo vírus da influenza e do sarampo, protegendo assim o indivíduo e a coletividade”, reforçou a chefe da pasta em Santa Cruz do Sul.


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Dia D busca aproximar municípios da meta de vacinação
Dia D busca aproximar municípios da meta de vacinação