Emef Dona Leopoldina recebe a primeira edição do Troca Solidária


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 28/04/2022 17:23
Atualizado 29/04/2022 09:59

Geral   EDUCAÇÃO

Uma iniciativa que tem por objetivo conscientizar a população para a preservação do planeta e ao mesmo tempo melhorar a qualidade da alimentação, o Projeto Troca Solidária está de volta. Embora não  esteja localizada em uma comunidade carente, a Emef Dona Leopoldina foi a primeira a receber o projeto este ano, em uma ação que ocorreu nesta quinta-feira (28), com o propósito de educar os alunos para o descarte correto de materiais recicláveis.

Conforme o chefe de Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Mauricio Dopke, foram entregues durante todo o dia aproximadamente 400 quilos de materiais recicláveis, entre papel, papelão, garrafas pet e outros. “Uma  família sozinha trouxe 260 quilos de materiais. Fizeram de carro umas duas viagens e levaram de volta pra casa 66 quilos de alimentos”, contou ele. Nos kits feijão, beterraba, brócolis, batata-doce e aipim, produtos em sua maioria adquiridos pela prefeitura de agricultores familiares locais.

Conforme a diretora da Emef Dona Leopoldina, Daniela Beatriz Henkes, a divulgação do projeto começou há cerca de duas semanas, quando técnicos da Semass foram até a escola explicar a ação. Nos grupos de whatsapp, com os pais dos alunos, a ideia foi reforçada. “A chuva atrapalhou um pouco hoje, mas tivemos um bom resultado. A questão do lixo é trabalhada durante o ano em sala de aula, inclusive em julho temos uma gincana e os alunos trazem óleo e materiais recicláveis. Foi com a venda desses materiais que compramos uma mesa de pingue pongue”, disse.

Lançado em 2021 como um projeto-piloto, a ideia do Troca Solidária funcionou tão bem que um cronograma já está fechado até maio do ano que vem para alcançar todas as escolas da rede pública municipal situadas na zona urbana. As próximas duas edições serão dia 19 de maio na Emef Doutor Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand e dia 9 de junho na Emef Duque de Caxias.


Foto: Guilherme Neuhaus / Secom
Ação aconteceu nesta quinta-feira em Santa Cruz
Ação aconteceu nesta quinta-feira em Santa Cruz