compartilhe >>

Arauto Saúde: entenda a importância da qualidade de vida para as mulheres do campo


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 26/03/2022 07:59

Arauto Saúde   SAÚDE NO CAMPO

Na semana em que ocorre a 20ª Expoagro Afubra, muito tem se destacado a participação cada vez maior das mulheres na liderança de suas propriedades ou na gerência de grandes negócios. Dessa forma, o avanço no debate sobre a qualidade de vida da mulher do meio rural tem sido fundamental na  adoção de muitas políticas públicas e privadas, que buscam proporcionar a um número cada vez maior de mulheres do interior bem-estar e autoestima para lidarem com as suas atividades no campo. Para falar mais sobre a importância de conciliar qualidade de vida e o trabalho no campo, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a médica Clauceane Venzke Zell.

Conforme Clauceane, a mulher sempre teve como característica adotar uma atenção maior em relação à saúde do que o homem, fato que no interior se intensificou com a aproximação dos atendimentos médicos. “A gente sempre teve as mulheres com uma expectativa de vida maior do que a dos homens, em razão dos cuidados que elas têm ao longo da vida, pois fazem consultas e exames de rotina de maneira mais regular. É bem mais difícil o homem vir fazer os exames, pois a mulher já se acompanha no pré-natal, depois está nas consultas de seu filho, então ela vai mantendo o cuidado”, ressalta.

Além de ser uma forma de prevenção, essa relação próxima entre as mulheres do campo e os cuidados com a saúde elevam a autoestima delas. É o que afirma a especialista, ressaltando os benefícios que isso traz ao dia a dia. “Uma coisa muito positiva que estamos vendo é a  autoestima que as mulheres do interior vêm demonstrando, pois elas aprenderam a se valorizar muito mais como mulher. Isso se dá também pela evolução da sociedade, melhorias nas estruturas de saúde no interior, o que facilita a busca delas pelos cuidados”, cita a médica.

Por fim, Clauceane destaca que diferentes entidades têm proporcionado às mulheres do interior encontros para estimular a atenção com a pele através do uso de protetor solar, além de manter a saúde mental boa, adotando cuidados com o cabelo, unha, alimentação, entre outros.


Foto: Getty Images
Mulheres do campo têm mostrado mais cuidados com a saúde nos últimos anos
Mulheres do campo têm mostrado mais cuidados com a saúde nos últimos anos