compartilhe >>

Prefeitura de Santa Cruz emite nota a respeito de manifestação da Coomcat


Publicado 22/03/2022 14:49
Atualizado 22/03/2022 14:56

Geral   IMPASSE

Após a manifestação de Integrantes da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat) ao longo da manhã desta terça-feira (22) para buscar resolver o impasse com a Prefeitura em relação à reformulação do sistema de coleta de lixo reciclável no município, o Executivo Municipal se manifestou na tarde desta terça.

Conforme a nota divulgada, a Prefeitura de Santa Cruz disse que respeita toda e qualquer manifestação pacífica e que desde o início do debate em torno do processo de ampliação do sistema de coleta e separação de resíduos na cidade, “vem atuando com sensibilidade social, transparência e total disposição ao diálogo. Nesta terça-feira, mais uma vez, essa disposição foi reafirmada pela prefeita Helena Hermany em conversa com os catadores e recicladores”, cita.

O Executivo reiterou que o atual contrato com a Cooperativa e o trabalho dos catadores serão integralmente mantidos e são repassados, anualmente, R$ 1,3 milhão à Coomcat. Conforme a Prefeitura, o projeto de reformulação do sistema de coleta de resíduos esta em fase final de elaboração e irá ampliar significamente a coleta seletiva em Santa Cruz. “Atualmente, somente 15 dos 36 bairros são atendidos, e do volume total possível para reciclagem dentro dessas localidades, a Coomcat tem uma eficiência de 12%”, encerra a nota.

Confira a nota

Sobre a manifestação da Coomcat, nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul informa que:

• A Prefeitura de Santa Cruz respeita toda e qualquer manifestação pacífica.
• Desde o início do debate em torno do processo de ampliação do sistema de coleta e separação de resíduos na cidade, a Prefeitura vem atuando com sensibilidade social, transparência e total disposição ao diálogo. Nesta terça-feira, mais uma vez, essa disposição foi reafirmada pela prefeita Helena Hermany em conversa com os catadores e recicladores.
• A Prefeitura reitera que o atual contrato com a Cooperativa e o trabalho dos catadores serão integralmente mantidos. São repassados, anualmente, R$ 1,3 milhão à Coomcat.
• O projeto da Prefeitura, em fase final de elaboração, irá ampliar significamente a coleta seletiva de resíduos em Santa Cruz do Sul. Atualmente, somente 15 dos 36 bairros são atendidos, e do volume total possível para reciclagem dentro dessas localidades, a Coomcat tem uma eficiência de 12%.


Foto: Tiago Rech/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Helena conversou com representantes da Coomcat
Helena conversou com representantes da Coomcat