compartilhe >>

Arauto Saúde: a importância de um sono de qualidade


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 19/03/2022 07:59

Arauto Saúde   DESCANSO

Na sexta-feira, dia 18 de março, se comemorou o Dia Mundial do Sono. Para muitos especialistas, a garantia de um sono com qualidade é um dos principais motivos pelo qual as pessoas tenham mais saúde e disposição ao longo de sua vida. Dessa forma, é fundamental que se tenha conhecimento dos aspectos que envolvem essa atividade tão essencial na vida de todo o ser humano. Para falar mais sobre a importância de um sono de qualidade, a convidada dessa semana do Arauto Saúde é a médica otorrinolaringologista Giovana Hauschild Pellegrin.

Conforme a especialista, para que se tenha um bom sono, é necessário adotar algumas medidas, para que não ocorram interrupções durante o momento de descanso. “Um sono de qualidade envolve diversos fatores, como por exemplo, uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, o uso controlado de medicações, além do nosso dia a dia, pois se estivermos estressados e com problemas, não iremos dormir bem. As pessoas acima do peso e que não realizam exercícios físicos podem ter dificuldades e ter apneia do sono”, salienta a médica, que ressalta uma positiva mudança no pensamento das pessoas em relação a prática. “O sono antigamente era visto como apenas aquele momento em que a gente apagava. Hoje não, pois sabemos que durante o sono, nosso corpo trabalha, liberando diversos hormônios”, frisa.

Ainda, outro ponto destacado por Giovana é uma boa respiração, que impacta diretamente na noite de descanso. “A gente tem que respirar pelo nariz, pois ele está aqui por um motivo, filtrar e aquecer o ar que vai pro nosso pulmão, pra então oxigenar todo o nosso corpo. Quando eu não tenho uma respiração boa, eu vou prejudicar meu sono, pois terei interrupções durante o descanso. Se eu respirar mais pela boca, a temperatura do ar que entra vai ser diferente, e isso faz não circular tanto oxigênio como deveria”, comenta a otorrinolaringologista, que finaliza reforçando os bons hábitos para garantir mais qualidade de vida. “A pessoa deve se cuidar para ter uma boa saúde em geral, cuidando a alimentação, fazendo exercícios físicos e respirando pelo nariz”, conclui.


Foto: Getty Images
Bom descanso é fundamental para manter a qualidade de vida
Bom descanso é fundamental para manter a qualidade de vida