Loteamento de Vera Cruz pode ter creche em breve


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 23/01/2022 11:00
Atualizado 23/01/2022 11:32

Geral   INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

Depois de abrir inscrições para uma escola de Educação Infantil no interior do município, em Ferraz, a Prefeitura de Vera Cruz está trabalhando para oferecer mais vagas e reduzir as filas de espera com novos educandários. Um deles, a ser construído, já tem local definido: o loteamento Belo Horizonte. O projeto, que já havia sido encaminhado, mas foi descontinuado, foi reenviado ao Ministério da Educação. “Recadastramos o projeto no Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal. Isso já havia sido feito há uns dois anos e agora fizemos um novo cadastro para uma creche do Belo Horizonte, uma Escola no Bairro São Francisco e uma quadra esportiva coberta, também no São Francisco. Estamos buscando habilitação para então encaminhar a obra”, explicou Becker, que responde interinamente pela Secretaria de Educação, durante o período de férias da titular da pasta Micheli Rech.

Onde vai ser?

A creche no Loteamento Belo Horizonte vai ser construída em uma área de equipamentos comunitários entre as ruas Walter Back, Norberto Dhiel, Ervino José Schaefer e Rugart Albers. De acordo com o Executivo, o espaço já foi destinado para este fim por ser mais amplo. O educandário no Belo Horizonte deve atender 80 crianças. Os recursos para a obra devem ser federais, por meio do Ministério da Educação, e a fundo perdido, ou seja, não se trata de um financiamento e sim da destinação de verba ao Município. Mais detalhes sobre o projeto técnico não foram divulgados. A data iniciar as obras depende da liberação da verba federal.

O PAR é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, em 2007, e objetiva estruturar e gerenciar as metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Zerar a Fila

O prefeito Gilson Becker ressalta que até a chegada dos recursos, a Prefeitura trabalha para zerar a lista. “Estamos trabalhando para tentar resolver esta questão da fila de espera em um prazo mais curto buscando viabilizar parcerias que sirvam como alternativa para oferecer mais vagas nas EMEIS no início do ano de 2022”, frisa.

Vera Cruz, com aproximadamente 28 mil habitantes, conforme o Censo de 2021, conta com uma infraestrutura de 20 educandários. Ao todo, são 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e sete Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). No final de 2021 eram aproximadamente 100 crianças que aguardavam na fila por uma vaga em um destes educandários, no primeiro nível, ou seja, entre zero e um ano de idade. Na virada do ano houve as mudanças de fase e o número reduziu mais do que a metade, chegando em 39 crianças.

Considerando a demanda crescente, também justificada pela expansão do município com a multiplicação de loteamentos e vinda de novos moradores, que o Poder Público foca no projeto de novas EMEIs com recursos federais.


Foto: Divulgação/EBC
Loteamento de Vera Cruz pode ter creche em breve