compartilhe >>

Vivi descomplica o artesanato, ensina a fazer e estoura na internet


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/01/2022 18:30

Geral   TÁ NA WEB

Ela transforma caixas de papelão em organizadores de encher os olhos. Vidros de conserva em luminárias, caixinhas de ovo em decoração, pote de iogurte em vaso para flores, mais uma infinidade de criações. Se você é um dos 2,7 milhões de seguidores de Viviane Rizzolo no Tik Tok, dispensa apresentações. Se você não a conhece ainda, Vivi tem uma legião de fãs por seu trabalho nas redes sociais envolvendo a confecção de peças decorativas usando, principalmente, materiais recicláveis. Baixo custo e reciclagem, de um jeito descomplicado de produzir arte. O resultado disso é a descoberta de uma vocação - e o ganha-pão da família - com a criação de conteúdo, edição de vídeos e postagem em pelo menos cinco redes sociais, o que tem conquistado gradativamente mais parcerias pagas de muitas empresas e grandes redes comerciais. Se ficou curioso, acessa a conta dela no Facebook, Instagram, YouTube, por exemplo, Diycomvivi, e veja com os próprios olhos.

Vivi é natural de Santa Cruz, mas viveu a infância em Vale Verde, na simplicidade do interior. Foi em agosto do ano passado que ela, o marido e o casal de filhos se mudaram para Vera Cruz, onde mantém o atelier para produzir conteúdo diário que ganha as redes sociais. Hoje ela é conhecida e reconhecida no mundo virtual por sua criatividade na criação de conteúdo “faça você mesmo” em artesanato e decoração, mas nem sempre foi assim. Ainda que o gosto por mexer com tesoura, cola e tinta tivesse vindo na infância e a afinidade com as artes a fizesse cursar magistério, Vivi acabou estudando Comunicação Social e se formou Relações Públicas em 2002. Atuou por dois anos na área, mas já fez de tudo um pouco. Curso de massoterapia e até venda de cosméticos. Os altos e baixos na vida dela e do marido os fizeram se reinventar quando descobriram que vídeos de crianças abrindo brinquedos, postados na internet, eram monetizados, ou seja, dava para ganhar dinheiro com o engajamento de seguidores pelas redes sociais.

Era hora de unir a paixão pelo artesanato com a necessidade de se sustentar. O início foi com a conta no YouTube, em 2015, mas Vivi confessa que desde que os vídeos curtos, na vertical, usados em redes como Tik Tok e Instagram, tiveram ascensão, esse passou a ser o foco do seu trabalho. Foi em 2018 que ela começou a viver com os ganhos das redes sociais. A demanda cresceu tanto que o marido, que atuava como chef de cozinha, abdicou do emprego para gerenciar os contratos da esposa. Foi preciso também agregar uma funcionária  para auxiliar na gravação. “As redes sociais exigem frequência para manter público e engajamento. Se parar de postar, para de aparecer”, resume Vivi, por isso a produção é diária.

Foi durante a pandemia que o boom aconteceu. O consumo digital aumentou e a necessidade de manter a saúde mental em dia levaram muitas pessoas a acompanhar o conteúdo de Vivi. Mais do que nunca, artesanato visto como terapia ganhou todo sentido. Vivi coleciona números surpreendentes. No Instagram, por exemplo, um vídeo sobre decoração feita com caixa de ovo possui 24 milhões de visualizações. O reconhecimento em forma de prêmios veio do Tik Tok e do YouTube, com troféus expostos com orgulho. Mas além disso, a participação em um comercial do Tik Tok, veiculado na grande final do Big Brother Brasil em 2021, reforçou o sucesso da santa-cruzense nas redes sociais. “Sempre quis criar um conteúdo que pudesse agregar para as pessoas. Não vendo nenhuma peça, ensino a fazer”, declara ela, feliz da vida com a guinada que sua vida deu.

 

A matéria completa está publicada na edição deste fim de semana do Jornal Arauto

 


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Vivi produz peças decorativas com materiais recicláveis em seu atelier, em Vera Cruz, e publica nas redes sociais
Vivi produz peças decorativas com materiais recicláveis em seu atelier, em Vera Cruz, e publica nas redes sociais

Vivi descomplica o artesanato,  ensina a fazer e estoura na internet


Vivi descomplica o artesanato,  ensina a fazer e estoura na internet