compartilhe >>

Exclusão da disciplina de educação física nos anos finais do Ensino Médio é debatida em Santa Cruz


Publicado 19/01/2022 19:00

Política   PREOCUPAÇÃO

Uma reunião para debater a exclusão da disciplina de Educação Física da grade escolar dos anos finais do Ensino Médio (2º e 3º anos) no Rio Grande do Sul foi proposta pelos vereadores de Santa Cruz do Sul Professor Cleber (DEM) e Daiton Mergen (MDB) em parceria com a Federação Internacional de Educação Física (FIEP/RS). O encontro ocorreu às 10h da manhã desta quarta-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores.

Conforme o professor Cleber, o decreto que tira essa área de ensino foi publicado no dia 30 de dezembro de 2021. “No apagar das luzes, nos deram esse golpe, matando a educação física ao poucos. Isso pra nos é muito triste, pois sabemos como é importante a prática, principalmente  nessas séries onde ocorre o desenvolver do esporte”, disse.

Na reunião estiveram presente profissionais da educação física do município e da região, pois há uma mobilização da categoria sobre a exclusão desta área de educação. “Estamos muito preocupados com a questão da saúde dos adolescentes, levando em consideração que hoje em dia esses jovens já não têm tanta atividade física. Nos preocupa também quanto a profissão, a diminuição de vagas e ainda a formação dos profissionais, onde a tendência é a desvalorização destes profissionais”, destaca.

Os dois vereadores também irão protocolar no início do ano legislativo na Câmara de Vereadores, um projeto que visa evitar que não ocorra esse retrocesso também nas séries iniciais.

Entenda

O novo currículo da rede estadual do Rio Grande do Sul foi publicado, em portaria da Secretaria da Educação (Seduc) ainda no fim de 2021. Conforme do documento, a partir deste ano, os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio não terão na grade escolar a disciplina de educação física. A medida cumpre o previsto no novo Ensino Médio, que começa a vigorar neste ano em todo o país.

A nova grade curricular prevê que entram na grade disciplinas de áreas de conhecimento, com conteúdo similar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas o 1º ano contará com aulas de educação física, mas com horário reduzido.


Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
Reunião ocorreu nesta quarta-feira
Reunião ocorreu nesta quarta-feira