compartilhe >>

Remessa de vacinas contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos chega ao RS


Publicado 14/01/2022 18:15
Atualizado 14/01/2022 18:16

Geral   VACINAÇÃO

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta sexta-feira (12), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 destinado ao uso pediátrico, para crianças de cinco a 11 anos. As doses passarão por processo de estabilização e separação durante o final de semana. Desta forma, a imunização começa na próxima quarta-feira (19) em todos os municípios do estado.

Conforme o governo gaúcho, os imunizantes serão encaminhados para as regiões e municípios na segunda (17). Após o remasse das doses, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e dos familiares. O quantitativo para cada município será divulgado no início da próxima semana.

Os primeiros vacinados serão os meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. As demais crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo e a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos. Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos pequenos de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a secretaria aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Caso ocorram eventos adversos após a vacinação, eles precisarão ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.


Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Doses passarão por processo de estabilização e separação durante o final de semana
Doses passarão por processo de estabilização e separação durante o final de semana