Novas condutas para isolamento e quarentena passam a vigorar em Santa Cruz; confira


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 14/01/2022 17:19
Atualizado 14/01/2022 17:23

Covid-19   ATENÇÃO

Diante do expressivo aumento de pessoas com sintomas respiratórios, do crescimento da demanda por atendimento ambulatorial e de testagem por suspeita de contaminação, a Secretaria Estadual da Saúde, por intermédio do Centro Estadual de Vigilância (Cevs), emitiu uma nota técnica com orientações para isolamento e quarentena. Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (14), o Centro de Operações de Emergência (COE) debateu os novos protocolos que passam a entrar imediatamente em vigor em Santa Cruz do Sul.

De acordo com o documento, diferentes condutas devem ser seguida nos casos positivos de infecção pela nova variante Ômicron, com relação ao período de isolamento. Com um percentual considerável de pessoas ainda não vacinadas ou com esquema incompleto, os protocolos estabelecidos são distintos para cada situação. 

Não há exigência de testagem ou de isolamento para quem teve contato com pessoas positivadas, mas que não apresentam sintomas. A medida deve minimizar o impacto negativo sobre a economia, dado que o afastamento cada vez maior de pessoas do trabalho, devido a essa situação, já vinha causando reflexos.

Portanto aqueles que tiveram contato próximo com pessoas cujo teste resultou positivo devem observar em qual das duas situações se enquadram. Os assintomáticos e com esquema completo de vacinação podem manter suas atividades, reforçando os cuidados no uso da máscara e do distanciamento físico de pelo menos 1,5m. Já os contactantes não vacinados ou com esquema incompleto e os assintomáticos devem fazer o teste antígeno ou RT-PCR, entre o 5º e o 10º dia do resultado do teste positivo do caso fonte. Também terão que permanecer em quarentena até o resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) reforça que apenas quem estiver com sintomas deve procurar as unidades básicas de saúde paa testagem e consulta. Pessoas que tenham entrado em contato com positivados, porém assintomáticas, podem procurar a Assemp para fazer a testagem. A partir da próxima semana, o horário será das 13h30, com retirada de senhas até 17 horas.
 
Veja agora quais as condutas a serem adotadas nos diferentes casos positivos de Covid:
1) Indivíduos com resultado positivo para Covid, com esquema vacinal completo e que não apresentem febre ou sensação de febre, entre os sintomas, ou ainda que sejam assintomáticos
Conduta: Isolamento de, no mínimo, 5 dias a partir do início dos sintomas, ou no caso de assintomáticos, a partir do diagnóstico laboratorial.
Caso persistam sintomas como tosse, coriza, entre outros, é necessário considerar nova testagem antes do retorno às atividades ou avaliação de um profissional de saúde.

2) Indivíduos com resultado positivo para Covid, com esquema completo de vacinação, febre, sensação de febre ou cansaço entre os sintomas
Conduta: Isolamento de, no mínimo, 7 dias a partir do início dos sintomas

3) Indivíduos com resultado positivo para Covid, não vacinados ou com esquema incompleto, independente de sintomas
Conduta: Isolamento de 10 dias a partir do início dos sintomas ou, no caso de assintomáticos, a partir do diagnóstico laboratorial


Foto: Pixabay
Novas condutas para isolamento e quarentena passam a vigorar
Novas condutas para isolamento e quarentena passam a vigorar