compartilhe >>

FOTOS: Casa de Cultura de Vera Cruz é inaugurada


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/01/2022 22:09
Atualizado 13/01/2022 22:16

Geral   LEGADO

Vera Cruz viveu, na noite desta quinta-feira (13), um dos momentos mais esperados no que diz respeito à preservação de sua história. A data marcou a inauguração do Museu Emílio O. Assmann, que a partir de agora tem seu acervo exposto junto à Casa de Cultura. Foram 10 anos de empenho do Rotary Club Vera Cruz, que assumiu o projeto de restauração do prédio - tombado como patrimônio histórico do Município - cuja entrega oficial ocorreu em 15 de dezembro de 2020. Após pouco mais de um ano de espera para as adequações da estrutura, enfim o local está de portas abertas aos visitantes.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Vera Cruz Gilson Becker e do vice-prefeito Claudério Ferreira, além de secretários, funcionários do Executivo, vereadores, rotarianos e da comunidade. Em seu discurso, Becker enalteceu o trabalho do Rotary, das empresas parceiras, da equipe da secretaria de  Cultura e de todos os envolvidos de alguma forma na concretização deste sonho. “É muito bom podermos utilizar esta casa, que envolveu o suor de tantas pessoas para que, enfim, abrisse suas portas e pudesse ser utilizada para sua finalidade. Precisávamos de um espaço como esse para valorizar o patrimônio histórico  e a cultura do nosso município. Um local onde o museu e os memoriais de Vera Cruz podem ser apreciados. A partir da próxima semana estaremos atendendo a nossa comunidade, bem como, quando retornar o ano letivo, os nossos alunos”, enfatizou o Prefeito.

Por sua vez, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Rafael Moraes, falou sobre as novidades do espaço. “É uma satisfação enorme poder não só inaugurar o museu, mas também trazer um pouco do que o nome diz, cultura. Convidamos artistas locais que trouxessem a arte para uma amostra permanente. A comunidade poderá vir para a cá e observar as obras de artistas plásticos de Vera Cruz. Demos início também ao Memorial da Gincana, no qual vamos contar a história deste símbolo de Vera Cruz, desde quando a gincana começou até os dias atuais. Vamos dar sequência na linha do tempo, para que as futuras gerações possam chegar aqui e ver como foi o início. Trouxemos telas com vídeos da nossa banda, do nosso coral, da nossa gincana, assim como um espaço dedicado à apicultura. O nosso trabalho é manter este local, a partir de agora, sempre em constante inovação para que esse espaço não se torne somente um museu, mas também uma Casa de Cultura com constantes evoluções”, salientou.

Para Conhecer

Batizado em homenagem a um comerciante vera-cruzense que durante 20 anos dedicou-se à arte de colecionar objetos de valor histórico, o Museu Emílio O. Assmann dispõe em sua nova casa uma série de peças, dividas em  diferentes salas, que convidam os visitantes a conhecer mais a fundo a história do município. Um dos primeiros ambientes avistados no espaço está recheado de objetos e fotografias que remetem às vivências e aos feitos de Nestor Frederico Henn, o primeiro prefeito de Vera Cruz. No local encontra-se, ainda, o Memorial da Gincana, que conta com acervo de imagens das edições da Gincana Municipal, o Memorial da Imagem e do Som, além do Memorial Hugo Muxfeld, dedicado principalmente à atividade de apicultura, na qual Hugo foi protagonista no município. Além disso, quem adentrar a Casa de Cultura poderá apreciar as obras de artistas locais, que estarão à vista no salão principal. “Além das exposições que abriga atualmente, o Museu poderá expôr outras temáticas, já que conta com um grande acervo de peças históricas. Nestes espaços, algumas gerações vão se identificar com as peças que verão, lembrando-se dos tempos da infância ou de artigos usados pelos avós e os pais. Outras, mais jovens, por não conhecerem as peças, terão sua curiosidade despertada. Aí está a magia do Museu”, comemora o servidor da Secretaria de Cultura, Ivan Marx.

O projeto da Casa de Cultura de Vera Cruz foi realizado com a colaboração do Rotary Club Vera Cruz. Por meio de incentivo da Lei Rouanet, Aliance One, BAT Brasil, Universal Leaf, JTI e Randon contribuíram. A Câmara de Vereadores também doou parte dos dividendos para a conclusão do serviço.

Visitação

Para visitação ao público, o Museu tem funcionamento nas terças, quartas e quintas-feiras à tarde. Na volta do ano letivo estará recebendo a visita das escolas, sob agendamento com a secretaria através do telefone (51) 3718-1826.