Vera Cruz decreta situação de emergência e estima prejuízo de R$ 12 milhões com a seca


Por: Portal Arauto
Publicado 12/01/2022 09:34
Atualizado 12/01/2022 11:22

Geral   ESTIAGEM

A falta de chuva fez com que mais um município do Vale do Rio Pardo decretasse situação de emergência devido à estiagem. O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, assinou nesta quarta-feira (12) o documento que declara emergência. O munícipio estima um prejuízo de R$ 12 milhões com a seca.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Diego Halmenschlager, a situação do município é bem grave, pois muitas pessoas estão solicitando água para consumo próprio e também para os animais, e essa situação se agrava a cada dia.  “Vemos o sofrimento dos nossos agricultores e esperamos que se confirme a previsão de chuva na próxima semana, caso não ocorra, a situação vai se agravar ainda mais”, disse. O abastecimento é realizado principalmente nas localidades de Dona Josefa e Alto Ferraz, Mato Alto e Linha Fundinho.

Helmenschlager sublinha que a produção primária do município é 70% o tabaco. “Apesar da falta de chuva, ainda conseguimos fazer com que nossos produtores fizessem uma safra boa, mas nas outras culturas a situação tá muito difícil como nas lavouras de milho, safrinha que o pessoal não conseguiu plantar e os produtores de seja que estão na mesma situação”.


Foto: Rafael Cunha/Portal Arauto
Documento foi assinado nesta quarta-feira
Documento foi assinado nesta quarta-feira