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As “janelas quebradas” do comportamento


Publicado 11/01/2022 08:26

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Você já ouviu falar da Teoria das Janelas Quebradas? Essa teoria foi desenvolvida por criminalistas e psicólogos na década de 80, nos Estados Unidos, a partir de um experimento muito interessante. Os pesquisadores deixaram dois carros idênticos abandonados na rua, em dois bairros diferentes. Um dos bairros era localizado em uma zona perigosa e cheia de conflitos na cidade de Nova York, e o outro ficava em uma região tranquila e abastada do estado da Califórnia. O foco principal desse estudo era o de analisar a conduta das pessoas de cada um desses locais.
O carro abandonado no bairro com maior índice de criminalidade rapidamente começou a ser vandalizado, destruído e teve roubados todos seus componentes possíveis. Já o carro que fora abandonado na região mais tranquila, manteve-se sem qualquer modificação ou prejuízo durante uma semana inteira.
Então, os pesquisadores americanos seguiram com o experimento e quebraram uma das janelas do carro que estava intacto no bairro rico. De modo intrigante, o processo de depredação e vandalismo iniciou-se em poucos minutos, da mesma forma como havia ocorrido no bairro mais perigoso.
Este resultado mostrou que uma janela quebrada foi capaz de desencadear os mesmos comportamentos de violência, roubo e vandalismo, independente do nível de pobreza, de criminalidade ou do local onde as pessoas se encontravam.
Uma janela quebrada, sem o devido reparo ou responsabilização, transmite a imagem de abandono. Se há uma janela quebrada, há também o precedente para outros comportamentos de destruição e desleixo.
Chegamos então ao que eu considero como principal ponto de convergência entre este bem-sucedido modelo de segurança pública norte-americano e a reflexão sobre nossas atitudes e comportamentos, tomando por base a premissa de que desordem gera desordem.
Vamos levar esse raciocínio para o ambiente da empresa. Luzes acesas em salas vazias, equipamentos ligados e sem utilização, uma maçaneta quebrada, uma gaveta emperrada, um risco na parede, uma lâmpada queimada, lixo jogado no chão. Esses eventos, isoladamente, podem parecer pequenos e sem grande importância. Mas imagine todos eles coexistindo em diversos espaços e departamentos. Qual seria a imagem transmitida? O que as pessoas pensariam ao circularem pela empresa e se depararem com eles?
Pense agora na sua casa. O que está fora de ordem? O que está fora do lugar? O que precisa ser consertado? O que precisa ser descartado? Há quanto tempo você está adiando a organização e a limpeza daquele famoso armário da bagunça?
Todos esses exemplos, os de casa e os da empresa, são janelas quebradas que precisam ser consertadas de forma rápida e efetiva.
Já foi provado que a qualidade do ambiente em que vivemos tem grande influência sobre nossos comportamentos e atitudes.
Pegue um pedaço de papel, uma caneta e reserve quinze minutos para fazer uma observação mais acurada do seu ambiente. Tome nota de todos os itens que estiverem fora do seu conceito de “ordem”. Em seguida, estabeleça um plano de ação para o reparo destes itens, estimando um prazo para a conclusão de cada um deles e execute seu plano. Você vai se surpreender com o resultado! Não deixe mais nenhuma janela quebrada e freie qualquer processo de desordem na sua casa ou empresa!

Samanta Luchini


As “janelas quebradas” do comportamento