compartilhe >>

Vaca dá à luz a bezerros quadrigêmeos em Venâncio Aires


Publicado 09/01/2022 08:30
Atualizado 09/01/2022 18:26

Região   CASO RARO

Um nascimento surpreendeu os moradores de uma propriedade em Vila Estância Nova, interior de Venâncio Aires, no dia 28 de dezembro de 2021. Uma vaca da raça Holandesa deu à luz a bezerros quadrigêmeos, três fêmeas e um macho. Os animais foram gerados da cruza natural de um touro Angus.

Segundo a agricultora, Márcia Inês Kist, durante a gestação, a vaca “Méqui” não apresentava uma barriga grande. Entretanto, ficou surpresa quando viu a quantidade de bezerros no momento do parto. 

“Meu Deus do céu, o que é isto? Nós pensávamos. À tarde percebemos que ela estava querendo dar cria, pois fazia força, mas não conseguia dar a luz. Ligamos para o veterinário, que chegou para ajudar e também ficou surpreendido, porque não parava de sair os bichos”, relembra a agricultora, Márcia Inês Kist. 

Ainda conforme a moradora, no início, tinham receio dos animais não sobreviverem em razão de nascerem muito pequenos e frágeis. Além disso, para amamentar os quatro bezerros, são colocados dois filhotes por vez. Márcia também complementa a alimentação com leite de outra vaca da propriedade. 

“Eu adoro os animaizinhos. Todos os dias de manhã eu levanto pra ver como estão. Os bichos alegram o nosso dia. Parece algo que Deus manda de presente para nós”, diz Márcia.

De acordo com a médica veterinária, Aline Weigelt, o fenômeno é raríssimo, sendo um caso de quadrigêmeos em um milhão de partos realizados. Também, o fato se torna ainda mais surpreendente pelos animais sobreviverem após o nascimento.


Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
Vaca dá à luz a bezerros quadrigêmeos em Venâncio Aires


Foto: Arquivo Pessoal
Animais dias após o nascimento
Animais dias após o nascimento