compartilhe >>

Vera Cruz terá mais de 200 novos postos de trabalho em 2022


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 08/01/2022 06:59
Atualizado 08/01/2022 07:00

Geral Feed de Negócios   DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Uma das grandes metas do atual governo de Vera Cruz é a geração de empregos e, consequentemente, de renda. Para que isso seja possível, o Poder Público trabalhou já no primeiro ano de mandato no desenho de um plano de incentivos fiscais a empresas que pretendiam se instalar no município ou que já tinham sede em Vera Cruz e pretendiam ampliar os negócios. “Estamos trabalhando para atração de empresas e ampliação dos negócios do nosso município por meio da destinação, ou não, de incentivos. Consequentemente teremos geração de novos postos de trabalho e renda. Temos algumas previsões de empresas que já passaram pelo Conselho Técnico do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico de Vera Cruz (Prodecon) e pela Câmara de Vereadores, e outras que ainda virão”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vera Cruz, Rafael Moraes.

Para 2022, alguns dos investimentos confirmados foram anunciados ainda em 2021. É o caso da Screenset, que trabalha com acabamentos gráficos e fabricação de embalagens, que inicia a operação em Vera Cruz no primeiro trimestre de 2022. A empresa concluiu a construção da sede, na RS-409, no final de 2021.

A Calçados D’Santini, empresa que presta serviço para Calçados Beira Rio, tem previsão de início das atividades em março deste ano. A operação será instalada no prédio onde funcionava a Crysalis e vai gerar aproximadamente 130 vagas de emprego quando alcançar a produtividade máxima.

A Transportes e Comércio Deufel também dará início a um novo empreendimento. Atualmente a área que irá abrigar a empresa está em fase de terraplenagem.

A Unicruz Tabacos está investindo em uma construção às margens da RSC-287. A ampliação da empresa prevê a construção de um prédio de cerca de sete mil metros quadrados.

De acordo com Moraes, o município segue em tratativas com outras empresas e há possibilidade de novos anúncios nos próximo meses. “Outras empresas também estão ampliando. Um dos exemplos é a Medlive, que vai aumentar a partir da mudança de sede deles. Não há como fazer previsões sobre estas questões ainda, mas temos uma distribuidora de artigos de presente, muito grande, com uma unidade em Minas Gerais e outra no Rio Grande do Sul, que adquiriu uma grande área e está em fase de licenciamento ambiental para a construção de um centro de  distribuição de cinco mil metros quadrados. Este empreendimento, por exemplo, não recebe incentivo do Município”, revela.

Das empresas já acertadas e outras que ainda estão em negociação, o mais recente empreendimento a tratar com a Prefeitura é a Inovare Móveis Planejados. “A empresa é mais uma que chega ao município. Os trâmites já passaram pelo Prodecon e irão para a Câmara na sequência. A ideia é que a empresa receba cargas de terra para a terraplanagem. Ao todo, até o final do contrato, serão gerados 26 novos postos de trabalho”, explica o Secretário.

287 como Aliada

Uma das mais importantes rodovias do Estado e que está prestes a ser duplicada após a concessão à iniciativa privada, a RSC-287 tem atraído a atenção de diversas empresas. Muitas delas adquiriram áreas às margens da rodovia. Além disso, empresários também estão projetando a construção de pavilhões, que serão revertidos para locação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vera Cruz confirma os investimentos. “Diversas áreas foram adquiridas na RSC-287, além dos pavilhões que serão construídos para locação, o que também é muito importante pois facilita a atração de novas empresas ao Município. Ou seja, as empresas que, neste primeiro momento, não tem condições de adquirir uma área própria, terão à disposição estes locais para aluguel, com uma condição logística extremamente privilegiada. Sabemos também que não serão poucas opções neste sentido”, comemora o Moraes, que também destaca a importância dos novos investimentos. “Todos estes novos empreendimentos estão chegando em um momento de retomada e no qual todo mundo tenta um reequilíbrio, por isso são muito importantes. Teremos a oportunidade de empregar a mão de obra do Município em Vera Cruz, além de que estas vagas que estão surgindo são para o ano todo. Seguimos empenhados na busca por novos empreendimentos, que serão atraídos para o município, e no fortalecimento das empresas daqui, que são muito importantes para nós”, frisa Rafael Moraes.

A estimativa da Prefeitura de Vera Cruz é de que os empreendimentos e as expansões previstos para 2022 gerem em torno de 200 novos postos de trabalho diretos. Há a possibilidade de surgimento de empregos indiretos. Junto a isso está a geração de renda e a movimentação da economia do Município.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Meta do atual governo tem gerado resultado por meio de incentivos concedidos pelo poder público
Meta do atual governo tem gerado resultado por meio de incentivos concedidos pelo poder público