Contribuintes já podem ter acesso aos carnês do IPTU 2022 em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Publicado 06/01/2022 14:42
Atualizado 06/01/2022 18:03

Geral   IMPOSTO

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Santa Cruz já está disponível para pagamento. As segundas vias dos carnês podem ser conferidos no site da Prefeitura, clicando aqui. Para ter acesso é necessário saber o número de cadastro do imóvel. É o número de até 6 dígitos que consta na primeira folha de qualquer um de seus carnês de IPTU dos anos anteriores, e também nas guias de pagamento. Pelo Correio ou no endereço previamente indicado para remessa de correspondência os carnês serão entregues entre os dias 1º de março e 10 de abril.

Neste ano o reajuste do IPTU chega a 10,74%. Até o dia 15 de abril o desconto chega a 10,74% para o IPTU e taxa de lixo com pagamento à vista. O percentual também é o mesmo no que se refere ao reajuste deste ano. Já o desconto de 3% em cada parcela de IPTU e taxa de lixo ocorre para os cadastros imobiliários sem débitos vencidos até 30 de setembro de 2021. O IPTU poderá ser pago em até oito parcelas iguais  e consecutivas, vencendo a primeira parcela no dia 15 de abril e as demais no dia 15 dos meses subsequentes. 

FALTA DE PAGAMENTO

A falta de pagamento dos tributos e das parcelas até o vencimento implica incidência de multa e juros sobre o valor do tributo atualizado monetariamente. A multa será de 4% e juros de 1% ao mês. Os tributos não pagos até o dia 30 de dezembro serão inscritos em dívida ativa. 

Desconto pode chegar a 19,74%

A data, tanto para o pagamento da cota única como para o da primeira parcela será dia 15 de abril. Porém, para quem pagar à vista o valor total do tributo pode ter um desconto ainda maior, chegando a 19,74%. Nesse caso, o cidadão que fizer jus poderá se beneficiar do adicional de 3%, referente ao Programa Bom Pagador, para quem ficou em dia com o imposto até 30 de setembro último. Também é possível ganhar mais 4% a 6% de abatimento, percentuais oportunizados pelo Programa Santa Cruz Solar, destinado a beneficiar proprietários de imóveis com sistemas de captação de energia solar.


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Para acessar as parcelas do IPTU é necessário informar o número do cadastro do seu imóvel
Para acessar as parcelas do IPTU é necessário informar o número do cadastro do seu imóvel