compartilhe >>

Vale do Rio Pardo fecha semana com aumento de 58% nos casos confirmados de Covid-19


Publicado 07/01/2022 06:52
Atualizado 07/01/2022 06:52

Covid-19   EM ALERTA

O aumento no número de casos positivos de coronavírus em Santa Cruz e região tem deixado a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde em situação de alerta. A situação, na avaliação da coordenadora da 13ª CRS, Mariluci Reis, é considerada preocupante, exigindo cuidados redobrados da população. 

A região teve um aumento de 58% na quantidade de casos de Covid-19 nos últimos sete dias. "Não foi em vão que o Governo do Estado colocou aviso para os municípios", comenta. Apesar desse crescimento, ela destaca que os casos não se agravaram tanto como no ano passado, tanto que não tem sido registrado grande número de internações. 

Para evitar a maior propagação dos casos, está sendo realizada a 3ª etapa do Testar RS, uma iniciativa que faz a testagem de pessoas assintomáticas e que estiveram expostas a situações de maior risco de contágio pelo coronavírus. O ponto de testagem é o Espaço Assemp, na Rua Coronel Oscar Jost, número 1571. Além disso, testes também são realizados em farmácias e na rede pública, nos postos de saúde. 

De acordo com Mariluci, percebe-se que a grande maioria das pessoas que têm positivado para a Covid-19 são pessoas com menos de 30 anos e entre os fatores que levaram a isso foram as aglomerações de fim de ano: "Quanto mais as pessoas se aglomerarem, mais casos positivos vamos ter. A pandemia ainda não acabou, precisamos continuar tendo os cuidados básicos. Precisamos usar máscara, álcool em gel e não aglomerar". 

A 13ª Coordenadoria Regional da Saúde ainda reforça a importância das pessoas se vacinarem: "Percebemos que com o aumento de casos as pessoas se apavoraram e isso também fez crescer o número de pessoas querendo fazer a dose de reforço. Santa Cruz tem vacinas e não faltam testes na rede pública. As pessoas precisam se imunizar". Além disso, destaca: "Se nós não estivermos atentos, teremos com certeza um grande aumento no número de casos".


Foto: Arquivo / Portal Arauto
Região tem apresentado um aumento no número de casos
Região tem apresentado um aumento no número de casos