compartilhe >>

Prefeitura de Santa Cruz transfere testagem para assintomáticos para o Espaço Assemp


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 05/01/2022 14:31
Atualizado 05/01/2022 14:34

Covid-19   COVID-19

Devido à grande procura de atendimento para realização de testagens de pacientes assintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir desta quinta-feira, 6, o procedimento passará a ser realizado no Espaço Assemp, na Rua Coronel Oscar Jost, 1571, e não mais no Posto Central. O horário de atendimento na Assemp também foi ampliado: ocorrerá das 13h às 18h. Somente nesta quarta o atendimento ainda ocorrerá no Posto Central, das 17h30 às 20h. 

A titular da pasta, Daniela Dumke, justifica a alteração. “A procura está aumentando a cada dia, e devido ao espaço limitado do Posto Central, optamos pelo Espaço Assemp, para oferecer mais comodidade aos usuários, agilizar o atendimento e evitar aglomerações”, destacou. Ainda segundo a secretária, o projeto Testar é fundamental nesse período. “Com esta iniciativa, retiramos as pessoas que não apresentam sintomas do convívio social, evitando a transmissão. E graças à vacinação, elas não apresentam sintomas ou se apresentam, são mais leves”, acrescentou. 

Nos dois dias em que houve a realização de testes para pacientes sem sintomas respiratórios, mais de cem pessoas procuraram pelo atendimento, sendo que 21 delas tiveram resultado positivo.  

A fase 3 do Projeto Testar tem a finalidade de realizar a testagem com pessoas que estiveram expostas a situações de maior risco de contágio pelo coronavírus. S.  O resultado do teste fica pronto em vinte minutos. 

Antes de realizar a testagem, o usuário que busca o atendimento passa por uma triagem inicial, com uma entrevista sobre histórico de viagens, se teve sintomas e o motivo da busca pelo teste. A estratégia de rastreio será através da realização de teste Rápido-Antígeno- Covid. Devido à possibilidade de resultados falso negativos, o usuário deverá procurar o serviço para coleta a partir do 3º dia a que esteve exposto a situações de risco de contágio. Para realizar o teste, o usuário deve portar documento de identificação e carteira de vacinação.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que, quanto aos usuários sintomáticos, devem continuar procurando atendimento nas unidades de saúde e nos plantões 24h.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secom/ Divulgação
A partir desta quinta, testagem para assintomáticos será no Espaço Assemp
A partir desta quinta, testagem para assintomáticos será no Espaço Assemp