Número de multas no trânsito de Santa Cruz tem queda de 35%


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 04/01/2022 16:45
Atualizado 04/01/2022 18:03

Geral   REDUÇÃO

Embora o trânsito seja um dos grandes causadores de mortes e acidentes graves em todo o mundo, o ano de 2021 deixou motivos para se comemorar em Santa Cruz do Sul.  Iniciativas com foco em educação no trânsito podem ter sido as responsáveis pela redução nos números apresentados pelo Departamento de Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), no balanço de final de ano. 

Em comparação a 2020, os autos de infração expedidos em Santa Cruz do Sul sofreram redução de 35%. Naquele ano foram emitidos 5.077 autos de infração, contra 3.333 ao longo de 2021. Os motivos para a autuação dos condutores foram os mais variados, como estacionamento irregular, embriaguez ao volante, uso de celular, desrespeito ao sinal vermelho do semáforo, entre outros.

Já com relação à remoção de veículos, a queda nos números se mostrou ainda mais expressiva no último ano. Em 2020 foram recolhidos 785 veículos e no ano passado 377. Os agentes de trânsito atenderam em 2021 mais de 900 chamadas telefônicas via 118 e promoveram 714 ações de apoio a eventos e obras realizados dentro do perímetro urbano. Essas ações tiveram como foco a orientação dos motoristas e a prevenção de acidentes.

Parte da redução no número de infrações cometidas no último ano também pode ser atribuída às restrições de um ano ainda fortemente marcado pela pandemia. Porém, de acordo com o coordenador da Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Cassiano Rauber, isso se deu somente no primeiro trimestre, período de maior contágio e com visível diminuição no tráfego. “A pandemia não influenciou muito em 2021, pois foi no primeiro trimestre que tivemos uma redução no movimento e depois normalizou. Os números estão diminuindo ano a ano e isso é resultado de todo um trabalho de conscientização”, explicou.

Ainda dentro do cenário da pandemia e para fazer valer as regras contidas nos decretos de distanciamento social, destacam-se em 2021 as operações realizadas, em conjunto com a Guarda Municipal e a Brigada Militar, para combater as aglomerações e evitar o contágio. Essas ações foram  intensificadas no período de maior avanço das contaminações. Um total de 208 operações foram executadas no ano passado, incluindo perturbação do sossego público e cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta, na Avenida Imigrante e em outros pontos críticos da cidade. 

Dentre as iniciativas voltadas à educação no trânsito estão blitze, palestras em escolas, distribuição de material de orientação a pedestres e motoristas, participação em campanhas, eventos, entre outras.


Foto: Divulgação
Iniciativas com foco em educação no trânsito podem ter sido as responsáveis pela redução nos números
Iniciativas com foco em educação no trânsito podem ter sido as responsáveis pela redução nos números