compartilhe >>

Região registra mais de 60 incêndios em estufa em 2021


Publicado 09/01/2022 07:00

Geral   FOGO

Os nove municípios que integram o 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Cruz, tiveram um total de 65 incêndios em estufa de fumo em 2021. Venâncio Aires foi a cidade que mais registrou esse tipo de ocorrência. O número ainda é inferior ao que foi registrado em 2020, quando os bombeiros atenderam 77 incêndios em estufas. 

Embora o ano recém tenha começado, 2022 também já registra esses incêndios. Em Santa Cruz, dois sinistros em estufas aconteceram em Santa Cruz e um em Rio Pardo. O fenômeno é comum principalmente entre o fim e início do ano e preocupa o Corpo de Bombeiros. 

Conforme dados repassados pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar, em Vera Cruz foram 12 incêndios desse tipo em 2021, enquanto em Venâncio Aires foram 18; Rio Pardo 10; Santa Cruz do Sul teve 15 sinistros; Lajeado 1, assim como 1 em Estrela, dois incêndios no município de Encantado; sete em Cachoeira do Sul e nenhum em Encruzilhada do Sul. Além desses 65 incêndios, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária atendeu em todo o ano passado 24 sinistros em estufa. 

Os números são menores ao que foi constatado em 2020, quando Venâncio Aires e Santa Cruz tiveram 21 incêndios em estufa cada cidade; Vera Cruz 15; Rio Pardo 9, Lajeado 5 e Cachoeira do Sul 6. Os demais municípios como Estrela, Encantado e Encruzilhada do Sul não tiveram esse tipo de ocorrência. 

Uma das dicas dos bombeiros é que quando for constatada a possibilidade de estar pegando fogo no fumo, não se deve abrir a estufa. O indicado é fechar todas as aberturas possíveis. Uma vez aberta, mais oxigênio entrará e maior será esse fogo, que irá fugir do controle e se tornar um incêndio. 


Foto: Divulgação
Neste ano Corpo de Bombeiros já atendeu três ocorrências desse tipo
Neste ano Corpo de Bombeiros já atendeu três ocorrências desse tipo