compartilhe >>

Sete positivaram em primeiro dia de testagem para assintomáticos em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 04/01/2022 10:53
Atualizado 04/01/2022 12:22

Covid-19   CONTROLE

Em nova etapa de realização de testagens para pacientes assintomáticos, e que estiveram em situações de risco pela Covid-19, 33 pessoas buscaram atendimento junto ao Posto Central nessa segunda-feira (3). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desses, 7 testaram positivo. Na avaliação da titular da pasta, Daniela Dumke, a procura superou as expectativas. “As testagens são muito importantes porque, em caso de o teste ser positivado, quebramos a cadeia de transmissão. Agora são sete pessoas que ficarão isoladas, evitando a transmissão da doença”, afirmou. 

Ainda de acordo com ela, pacientes sintomáticos também procuraram o serviço na noite dessa segunda, e foram encaminhados para atendimento médico. 

A fase 3 do Projeto Testar, que realiza a testagem de pessoas assintomáticas, ou seja, para pessoas que estiveram expostas a situações de maior risco de contágio pelo coronavírus, acontece de segunda a sexta-feira, das 17h30min às 20h30min,  no prédio do Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, anexo ao prédio do INSS.  

Antes de realizar a testagem, o usuário que buscará o atendimento passará por uma triagem inicial, com uma entrevista sobre histórico de viagens, se teve sintomas e o motivo da busca pelo teste. A estratégia de rastreio será através da realização de teste Rápido-Antígeno- Covid. Devido à possibilidade de resultados falso negativos, o usuário deverá procurar o serviço para coleta a partir do 5º dia a que esteve exposto a situações de risco de contágio. 

Para realizar o teste, o usuário deverá portar documento de identificação e carteira de vacinação. Ainda de acordo com a Sesa, o horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, fora do expediente normal da unidade, no período das 17h30min às 20h30min. O resultado do teste fica pronto em vinte minutos. 

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que, quanto aos usuários sintomáticos, devem continuar procurando atendimento nas unidades de saúde e nos plantões 24h.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/ Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul/ Divulgação
Ao todo, 33 pessoas  buscaram atendimento junto ao Posto Central
Ao todo, 33 pessoas buscaram atendimento junto ao Posto Central