compartilhe >>

Vera Cruz deve decretar situação de emergência devido à estiagem


Publicado 04/01/2022 19:00

Geral   FALTA DE CHUVA

A falta de volume expressivo de chuva vem afetando os municípios do Vale do Rio Pardo. Com isso, prefeituras estão tomando medidas para evitar um possível racionamento de água à população. Perdas nas lavouras de plantação de milho e arroz, por exemplo, também começam a aparecer devido à seca dos rios Pardo e Pardinho. Pensando nisso, o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, disse que a situação atual já é preocupante e um levantamento dos prejuízos está sendo realizado. “A tendência é que seja decretada a situação de emergência devido à estiagem”, disse.

Os laudos que irão embasar a situação estão sendo elaborados pela Emater e secretaria de Agricultura do Município. “Nesta quarta ou quinta-feira vamos ter o valor aproximado das perdas, mas, acredito que na sexta teremos o valor certo”, sublinhou. Gilson destaca que após isso em mãos, os encaminhamentos necessários serão realizados.

O prefeito lembrou que algumas famílias do interior do Município já estão sendo atendidas com água potável como nas localidades de Dona Josefa e Alto Ferraz. “Também estamos entregando água para o consumo dos animais das localidades de Mato Alto e Linha Fundinho”.

Para amenizar os impactos

Gilson destacou que a prefeitura está atuando para preservar as nascentes, perfurando três novos poços e substituindo cinco reservatórios. Melhorias em redes hídricas também ocorrerão em Linha Ferraz e Linha Floresta.  

O Município está planejando a construção de uma barragem. Conforme Gilson Becker, o projeto está sendo trabalhado por técnicos. “Precisamos ver o licenciamento ambiental e negociação das áreas com os produtores. Queremos iniciar a construção ainda neste ano”, pontuou.

Orientações para evitar o desperdício

A prefeitura pede que a comunidade evite neste período o enchimento de piscinas, irrigação de plantas de jardins, lavagens de calçadas, entre outras situações que demandam muita água e não são necessárias no momento.


Foto: Divulgação
Lavouras de milho sofrem com a falta de chuva
Lavouras de milho sofrem com a falta de chuva