compartilhe >>

Veículos também precisam de cuidado antes das viagens de férias


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 05/01/2022 20:30

Geral   FIQUE LIGADO

Para que as tão sonhadas férias de verão não se tornem um pesadelo, além dos tradicionais cuidados com as pessoas, como hidratação e uso de filtro solar, é importante cuidar também dos veículos. As manutenções preventivas tem por objetivo não só evitar algum problema que possa ocorrer, como também fazer com os imprevistos não ocorram durante as viagens.

Pensando, principalmente, na independência e na comodidade, muitas pessoas optam por viajar de carro. É preciso estar atento, periodicamente, aos sinais do veículo e realizar as revisões no período indicado. Mas, em caso de viagens, é sempre bom reforçar os cuidados com óleo, filtros, sistema de arrefecimento, freios, pneus, entre outros. “Os fluídos, por exemplo, são responsáveis não só por fazer o veículo rodar, no caso do óleo do motor, como também pelo arrefecimento, pelos freios e pela direção, se ela for hidráulica. É sempre importante e necessário verificar se o nível está correto, se a troca está em dia e se está funcionando para o fim que é destinado. Além disso, é sempre importante verificar se não há vazamentos que possam fazer com que algum problema ocorra durante a viagem. É sempre importante lembrarmos, pois algumas pessoas acabam esquecendo deste item”, comenta o especialista no assunto Germano Thessing.

Outro item fundamental para o bom desempenho de um carro são os pneus. Com o calor ou freadas eles podem sofrer um desgaste excessivo, assim como quando não estão alinhados de forma correta. “O pneus, além de trazerem segurança, ocasionam também melhor conforto ao veículo. O índice de acidentalidade por um pneu desgastado, assim como em uma freada, é bem grande. O cuidado também deve ser com o estepe, pois, em caso de algum imprevisto relacionado a pneus furados, por exemplo, o estepe precisa estar em condições de rodar. Assim como a geometria e o balanceamento, que também fazem parte deste item e que servem, basicamente, para manter o carro alinhado e evitar o desgaste excessivo dos pneus”, explica.

O sistema de sinalização dos veículos é uma importante ferramenta para auxiliar os motoristas a avisar o que estão fazendo no trânsito e assim deixar atentos os condutores dos outros carros que circulam próximo. Junto com o sistema de sinalização também é importante a revisão elétrica dos automóveis. “Os carros, além das luzes indicativas, como faróis e luzes de freio, contam com outros sistemas elétricos que têm como objetivo dar segurança aos ocupantes do veículo e às demais pessoas que trafegam na rodovia. O esguicho e os limpadores, por exemplo, são itens importantes e que precisam ser conferidos regularmente”, destaca Thessing.

O sistema de freios é composto por diversas peças, todas fundamentais para desaceleração do veículo. Além disso, ele é responsável por manter o carro parado quando estacionado. “Esse talvez seja um dos mais importantes itens dentre todos os outros. Ele deve ser revisado constantemente, mas na hora de pegar a estrada, se alinhado pode inclusive evitar contratempos com acidentes, além de salvar vidas. Conferimos todo o sistema – pastilhas, lonas, tambores, ABS, no caso dos veículos mais novos, entre outros itens”, frisa.

Medida importante também é a verificação da suspensão dos veículos que se conservada de forma inadequada pode resultar em imprevistos e desgastes. “Normalmente as pessoas economizam neste item e, em  uma viagem longa, a suspensão acaba sofrendo um desgaste muito grande e pode ocasionar a quebra de alguma peça. Isso, por sua vez, prejudica o funcionamento do carro, o desalinhamento do veículo, o desgaste irregular dos pneus e pode tornar as férias um pesadelo”, ressalta.

De acordo com Germano Thessing, o motorista deve sempre estar atento aos sinais do carro e manter as revisões em dia. As luzes indicativas no painel, segundo ele, são importantes aliadas na hora de identificar os problemas. A sugestão é que, em caso de alertas, o motorista estacione o veículo e entre em contato com o mecânico, que poderá orientar quanto à melhor solução para a situação.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Para não tornar as férias um pesadelo, especialista dá dicas de itens que precisam ser checados antes de pegar a estrada
Para não tornar as férias um pesadelo, especialista dá dicas de itens que precisam ser checados antes de pegar a estrada