compartilhe >>

Nova fase de programa de testagem contra a Covid-19 começa nesta segunda em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 03/01/2022 08:25
Atualizado 03/01/2022 08:27

Covid-19   CORONAVÍRUS

A partir desta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) dará início à fase 3 na realização de testagem para pessoas assintomáticas, e que estiveram expostas a situações de maior risco de contágio pelo coronavírus. Chamado de Projeto Testar, o ponto de testagem será no prédio do Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, anexo ao prédio do INSS. 

Antes de realizar a testagem, o usuário que buscará o atendimento passará por uma triagem inicial, com uma entrevista sobre histórico de viagens, se teve sintomas e o motivo da busca pelo teste. A estratégia de rastreio será através da realização de teste Rápido-Antígeno- Covid. Devido à possibilidade de resultados falso negativos, o usuário deverá procurar o serviço para coleta a partir do 5º dia a que esteve exposto a situações de risco de contágio. 

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, justifica a importância da ação. “Esta testagem é fundamental para que, a partir da notificação de casos assintomáticos confirmados, poderemos quebrar cadeias de transmissão da doença, isolando o paciente para evitar que contamine outras pessoas”, destacou. 

Para realizar o teste, o usuário deverá portar documento de identificação e carteira de vacinação. Ainda de acordo com a Sesa, o horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, fora do expediente normal da unidade, no período das 17h30min às 20h30min. O resultado do teste fica pronto em vinte minutos. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que, quanto aos usuários sintomáticos, devem continuar procurando atendimento nas unidades de saúde e nos plantões 24h. 

O quê: Teste para Covid-19
Quem: Indivíduos assintomáticos
Onde : Posto Central
Quando: Segunda a sexta-feira, das 17h30min às 20h30min.


Foto: Divulgação/Agência Brasil
Nova fase de programa de testagem contra a Covid-19 começa nesta segunda em Santa Cruz
Nova fase de programa de testagem contra a Covid-19 começa nesta segunda em Santa Cruz