Mais de 100 kg de drogas apreendidas e queda nos indicadores de crimes. Relembre ações da BM em 2021


Por: Portal Arauto
Publicado 31/12/2021 06:50
Atualizado 31/12/2021 09:24

Polícia   BALANÇO ANUAL

Os principais índices de criminalidade ficaram abaixo do limite estipulado pelo Comando da Brigada Militar no Vale do Rio Pardo. Dentre eles o homicídio, um dos crimes contra a vida que mais preocupa os órgãos de Segurança. Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, por exemplo, ficaram entre as dez cidades gaúchas com maior redução nesse tipo de crime. Se considerado somente Santa Cruz do Sul, os dados apontam para 14 mortes violentas a menos em relação ao ano passado. Foram 28 em 2020, contra 14 em 2021, sendo a sexta maior queda nesse indicador entre as cidades gaúchas. Rio Pardo também figura na lista, sendo a sétima em redução de homicídios. A Cidade Histórica passou de 18 mortes violentas em 2020 para seis em 2021. Os números foram apresentados em coletiva de imprensa coordenada pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis.

Se considerada toda a região, com 32 municípios, foram 73 mortes violentas, contra 116 do ano passado. O crime de roubo a pedestre também teve queda, de 292 no ano passado, para 241 em 2021. Caíram também indicadores como roubo a residência, roubo de veículo e furto de veículo. Cresceram apenas os casos de roubo a estabelecimento comercial e furto abigeato. "Os crimes contra a vida e contra o patrimônio na região tratam-se de dois grandes grupos criminais. São menos 37% nos crimes contra a vida na região (feminicídio, homicídio, latrocínio) e menos 9% dos crimes contra o patrimônio em comparação ao ano passado. Esse é o resultado na análise da Segurança Pública dos fatos importantes deste ano em relação à redução da criminalidade e ação da Brigada Militar na região. Foi um ano difícil, de pandemia, com problemas de saúde seríssimos globais, mas na questão da criminalidade o bem está puxando a carruagem na frente", destaca o comandante regional.

Ainda foram destacados como fatores positivos em 2021, a formação de 107 novos alunos soldados no polo de Ensino de Rio Pardo, a formação de 89 novos alunos Sargentos e a implantação da Vigilância Colaborativa na área de abrangência do comando regional.

Mais números

TOTAL DE PRISÕES REALIZADAS ANO: 5.110

TOTAL DE DROGAS APREENDIDAS: 118 quilos

ARMAS DE FOGO APREENDIDAS: 190

Relembre algumas das grandes ações da Brigada Militar na região em 2021

Brigada Militar apreende adolescente com mais de 17 quilos de maconha em Santa Cruz

Três são presos pela BM com arma e carro clonado em Santa Cruz

Criminoso é morto e quatro são presos por tentativa de homicídio em Cachoeira do Sul

Carga de tabaco roubada é encontrada em Rio Pardo

Brigada Militar deflagra operação contra abigeato no Vale do Rio Pardo

Quatro homens são presos por abigeato em Rio Pardo

Três são presos com armas dentro de carro no Centro de Santa Cruz

BM age rápido e prende dois após homicídio no Bairro Margarida

BM prende em Vera Cruz um dos principais foragidos da região


Foto: Divulgação
Apreensão de mais de 17 quilos de maconha foi uma das grandes ações do ano
Apreensão de mais de 17 quilos de maconha foi uma das grandes ações do ano