Com perdas na agricultura e falta de água potável, Venâncio Aires decreta situação de emergência


Por: Portal Arauto
Publicado 28/12/2021 17:56
Atualizado 29/12/2021 10:47

Região   ESTIAGEM

Com dados técnicos da Emater-RS/Ascar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural apontando prejuízos já irreversíveis a produtores rurais do município, o prefeito Jarbas da Rosa, assinou na tarde desta terça-feira (28) o decreto nº 8120, declarando situação de emergência nas áreas rurais de Venâncio Aires. “Já prevíamos há dias que isso poderia acontecer, tendo em vista os baixíssimos índices de chuva em toda a região e a constatação das perdas que os produtores rurais vem tendo desde o mês de novembro. Com respaldo técnico dos nossos servidores e da Emater, estamos encaminhando esse decreto ao Governo do Estado, na busca por medidas que possam nos ajudar a amenizar os prejuízos”, destacou o prefeito.

Entre os dados apresentados pela Emater, destaque para a falta de água para consumo humano, irrigação de culturas e animais, registrada em toda as localidade do interior. O prefeito destaca que dois caminhões-pipas da Prefeitura tem levado água diariamente às propriedades rurais, já superando 100 mil litros de água. “Esperamos que com o decreto seja possível também conseguirmos mais caminhões para poder ampliar esse abastecimento no interior. As perdas já são irrecuperáveis. São mais de R$ 40 milhões e quase duas mil famílias atingidas”, lembrou o prefeito. 

Nas lavouras de soja, os prejuízos já chegam a 70% da área plantada, de bovinos de leite esse índice é 25%, bovinos de corte 15%, milho safra 40,10%, da moranga e melancia cerca de 50% da plantação. “São perdas no interior, mas que vão refletir em todo o município, com prejuízos econômicos e sociais, que já são irreversíveis e que a gente trabalha para conseguir amenizar, já que a previsão é de que a estiagem continue pelos próximos meses”. Com o decreto, além de buscar instrumentalizar e oferecer mais recursos para diminuir o impacto, o município busca aliviar a situação dos produtores com relação a renegociação de dívidas. 

Com relação a região urbana, o prefeito Jarbas da Rosa ressalta que iniciará uma campanha de conscientização para o uso racional da água. “Para evitar racionamento e até uma situação mais crítica. Vamos pedir a conscientização da população para que não lave calçadas, carros ou desperdice água nesse verão”, finaliza.


Foto: Divulgação
Prefeito assinou decreto nesta terça-feira
Prefeito assinou decreto nesta terça-feira