compartilhe >>

Santa Cruz deve gerar pelo menos mil novas vagas de emprego em 2022


Publicado 02/01/2022 08:00

Geral   INVESTIMENTOS

Em meio a um cenário de muitos desafios na economia, Santa Cruz do Sul deve gerar no próximo ano pelo menos mil postos de trabalho com a ampliação de empresas e construção de novos empreendimentos. A expectativa é do vice-prefeito de Santa Cruz e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Elstor Desbessel. 

Fazendo uma avaliação do ano que passou, Desbessel relembra que foi proveitoso, mas muito desafiador, principalmente em função das enchentes registradas no fim de janeiro e em fevereiro, bem como devido à pandemia que, no mês de março, resultou no fechamento de todo o comércio. 

Após meses de muito trabalho, ele projeta investimentos na cidade que devem gerar novas oportunidades de emprego. A expectativa é de que o Município tenha uma geração de pelo menos 250 empregos apenas com a abertura do atacado Stock Center. Também novas vagas devem ser geradas com a chegada de um outro atacado no bairro Arroio Grande. "Estamos também trabalhando muito forte a instalação de um outro setor da empresa Sacyr que administra a RSC-287, e que será responsável por obras na rodovia. Devemos ficar próximo de mil novos empregos que devem abrir, fora as vagas que não se consegue mensurar na construção civil", comenta. 

NOVOS INVESTIMENTOS 

Conforme Desbessel, novas obras deverão fazer parte de 2022. "Temos obras previstas do orçamento para que se possa realmente continuar essa caminhada de realizações dentro do Governo", comenta. 

Entre as principais metas estão o acompanhamento das obras em exercício, como pavimentações do Loteamento Motocross, São João, Vale do Nazaré e Esmeralda. Também está previsto para o próximo ano o início das obras do Centro de Eventos que deve ocorrer em janeiro. "Queremos continuar também esse processo da mobilidade urbana".

No que se refere à obra do Centro Administrativo, a expectativa é de que até dezembro de 2022 o Centro Administrativo 1 esteja completamente concluído com suas instalações ocupadas pelas secretarias. 

Já em relação à duplicação da BR-471, está sendo aguardado o projeto por parte da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) para que, após isso, possa ser feita a licitação. "Há R$ 20 milhões reservados pra essa obra. Edital já está montado. O que está acontecendo hoje são os trâmites legais no jurídico", explica. 

Conforme ele, os investimentos relacionados à Estação Rodoviária estão indo para a licitação para que seja lançado o edital. A previsão é de que até março a obra comece: "É uma obra muito complexa. Tivemos muita dificuldade na questão de orçamentos. Envolve uma estrutura metálica e de ferro e para ter essa contemplação tivemos muita dificuldade para conseguir preços". 


Foto: Agência Brasil/ Divulgação
Diversos investimentos estão previstos para o próximo ano, o que deve gerar novos postos de trabalho
Diversos investimentos estão previstos para o próximo ano, o que deve gerar novos postos de trabalho