Imigração alemã em Santa Cruz recebe homenagem na Câmara de Vereadores


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 13/12/2021 22:03
Atualizado 14/12/2021 08:17

Política   CULTURA

Uma bela sessão solene para prestar uma homenagem à imigração alemã em Santa Cruz do Sul foi realizada nesta segunda-feira (13) na Câmara. Proposta pelo vereador Henrique Hermany (Progressistas), a atividade integra a programação da 2ª Semana da Imigração Alemã, promovida pela Associação de Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc), berço da colonização alemã no município.

A Semana da Imigração Alemã será realizada até o próximo dia 19 de dezembro, com o objetivo de resgatar a história, a cultura e a vivência em geral dos antepassados, pioneiros na povoação do município. “O expressivo crescimento e desenvolvimento econômico, cultural, social de Santa Cruz do Sul, especialmente nas fases iniciais de nossa história local, deve-se em grande parte, aos esforços, ao denodo, à abnegação e aos sacrificados desenvolvidos pelos imigrantes”, afirmou Hermany, em seu pronunciamento.

Houve a entrega homenagens aos presidentes da Amorlisc, Ricardo Luís Bringmann, Antelmo Paulo Stoelbenn, Vera Frantz Teichmann e Claudiomiro Flores; ao ex-vereador e atual sub-prefeito João Domingos Cassep, autor do projeto que criou a Semana da Imigração Alemã no município.

Também foram homenageados os descendentes das cinco famílias que colonizaram Santa Cruz do Sul: Johann Gootlieb Pohl, August Wuttke, August Raffler, August Mandler e Frederico Tietze. Ainda, houve uma apresentação da Caminhada das Lanternes, das crianças do bairro; assim como do grupo de danças Oktobertaz; e do grupo de canto de Linha Santa Cruz e de Rio Pardinho.

Em nome da Amorlisc, Rogério Harz ressaltou a importância de manter vivas as lembranças dos pioneiros do município de Santa Cruz do Sul. Também ressaltou os investimentos realizados para o bairro e novas ações previstas para a comunidade, em especial, nas áreas de turismo.


Foto: Jacson Stulp/Câmara de Vereadores
Imigração alemã em Santa Cruz recebe homenagem na Câmara de Vereadores


Foto: Jacson Stulp/Câmara de Vereadores
Imigração alemã em Santa Cruz recebe homenagem na Câmara de Vereadores