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Prefeitura confirma construção de viaduto no Arroio Grande; veja outras obras anunciadas


Publicado 09/12/2021 10:31
Atualizado 09/12/2021 12:00

Geral   INVESTIMENTO

A cidade de Santa Cruz do Sul se prepara para um dar um grande salto na qualificação de suas vias urbanas e rurais. O município apresentou, na manhã desta quinta-feira (9), o projeto Mobiliza Santa Cruz. A iniciativa é o maior plano de mobilidade humana da história da cidade. O objetivo do projeto é trazer mais segurança e mobilidade a pedestres, ciclistas e motoristas, de forma sustentável e ágil. De acordo com a prefeita Helena Hermany, o Mobiliza Santa Cruz facilitará o deslocamento das pessoas pela cidade, assegurando mais qualidade de vida e menos tempo em deslocamentos. “Precisamos planejar e projetar um trânsito melhor, mais ágil e seguro para todos”, defendeu. 

Santa Cruz do Sul possui uma das maiores taxas de motorização do Rio Grande do Sul, com cerca de oito veículos para cada 10 habitantes. Conforme a prefeita, as intervenções deverão atingir vários bairros e localidades do interior, num olhar abrangente e cuidadoso com todo o município. “Nossa população terá amior facilidade para seus deslocamentos cotidianos”, comemorou. 

As obras do Mobiliza Santa Cruz têm como base a Lei Complementar 765/a, de 22/12/2020, que aprovou o Plano Diretor de Mobilidade Urbana. O projeto terá investimento de R$ 50 milhões, a maior parte provenientes de recursos próprios da Prefeitura.

Confira as obras previstas no projeto:
Rótulas

  • Rótula Av. João Pessoa x Rua Cel. Oscar Jost

Interseção apresenta congestionamentos nos horários de pico. A implantação da rótula irá garantir maior fluidez ao trânsito e conversões que hoje não são permitidas. 
Investimento: R$ 581.336,84
Previsão de início: 1º Semestre/2022

  • Rótula Av. Euclydes Kliemann x Estr. Capão da Cruz x Acesso Lot. Pick Zanetti

Remodelação dos acessos das vias nesse entroncamento com a implantação de uma rótula, buscando dar maior segurança e fluidez ao trânsito, tendo em vista o incremento de volume de tráfego em virtude da implantação de loteamentos e do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
Investimento: R$ 8.168,48
Previsão de início: 1º Semestre/2022
 

  • Rótula BR-471 x Rua Dona Carlota

A intersecção deixará de ser um cruzamento e se tornará uma rótula fechada, com o principal objetivo de dar segurança aos usuários que fazem a travessia para acesso aos bairros Faxinal e Santuário, além de melhorar a capacidade de fluxo evitando congestionamentos e acidentes comuns no local.
Investimento: R$ 974.289,34
Previsão de início: 2º Semestre/2022

Ciclovias
Incentivar o uso de transporte não motorizado está entre as principais soluções sustentáveis para desafogar o trânsito e reduzir o impacto ambiental.
Atualmente, Santa Cruz possui 20,7 km de ciclovias. Serão implementados mais 5,9 km.

  • Ciclovia Distrital Monte Alverne - 1 km

Primeira ciclovia em um distrito no interior do Município, um local seguro para incentivar o uso da bicicleta e a prática de exercícios saudáveis. 
Investimento: R$ 150.000,00
Previsão de início: 1º Semestre/2022
Novos trechos de ciclovia interligam as regiões Norte e Sul da cidade 

  • Ciclovia Norte-Sul na Avenida Independência - 3,8 km

Investimento: R$ 70.000,00
Previsão de início: 1º Semestre/2022
Ciclovia Norte-Sul na Av. Euclydes Kliemann - 1,1 km
Investimento: R$ 30.000,00
Previsão de início: 1º Semestre/2022

Intervenções
Alterações na Rua Gaspar Silveira Martins
Remodelação geométrica com ações de engenharia de tráfego para ampliação da capacidade viária, melhorando a trafegabilidade da via que hoje está esgotada, com até 38 veículos por minutos no entroncamento com a Galvão Costa.
    • No trecho entre a Thomaz Flores e Cel Oscar Jost, será proibido o estacionamento em ambos os lados, no horário entre 7h da manhã e 19 horas para dar maior fluidez. 
    • Serão implementados box para conversões nos cruzamentos das vias transversais.
Investimento: R$ 19.231,48
Previsão de início: 1º Semestre/2022

  • Sistema Binário na Rua João Werlang x Rua Rio de Janeiro x Rua Ramiro Barcellos

Tem como finalidade uma maior fluidez no tráfego entre os bairros localizados ao leste com a região central. As ruas João Werlang e a Ramiro Barcelos terão trechos de mão única, e será aberta uma via de acesso no final da Rua Rio de Janeiro para estruturar o binário de tráfego. 
Investimento: R$ 1.258.318,30
Previsão de início: 2º Semestre/2022

  • “Onda Verde” nas sinaleiras da Rua Venâncio Aires

A sincronização das sinaleiras existentes na via vai permitir o tráfego de veículos com maior agilidade, desde que observem a velocidade permitida.
Investimento: R$ 245.000,00
Previsão de início: 1º Semestre/2022

Grandes obras

  • Viaduto Arroio Grande (Av. Euclydes Kliemann e Av. Pres. Castelo Branco)

Uma das maiores obras de mobilidade previstas, vai eliminar o cruzamento em nível das vias, trazendo maior fluidez em uma das áreas com grande movimento na cidade.
Será o primeiro viaduto da cidade construído com recursos próprios da Administração Municipal.
Quem trafega do Centro em direção ao Distrito Industrial, e quem trafega do Distrito em direção ao Centro, passará pela via elevada.
 
Investimento: R$ 12.000.000,00
Previsão de início: 1º Semestre / 2022

  • Duplicação BR-471

A duplicação do trecho urbano de 9km da BR-471, do entroncamento com a RSC-287 (Gaúcho Diesel) até o Distrito Industrial, municipalizado em 2014, vai garantir o melhor escoamento da produção das empresas instaladas na via, além de mais segurança e trafegabilidade.
Investimento: R$ 20 milhões 
Previsão de início: 2º semestre/2022
Um novo caminho para o desenvolvimento

  • Diretriz Viária interligando Linha Santa Cruz à Zona Sul da Cidade, evitando que motoristas tenham que cruzar pelo Centro

Importantes intervenções criarão uma ligação entre a Linha Santa Cruz, Linha Áustria, a Linha João Alves e o Bairro Arroio Grande, região com grande crescimento populacional e potencial econômico, removendo o fluxo de veículos do Centro ou da BR-471. 
    1. Pavimentação da Linha Áustria
    2. Construção de Rótula na 287
    3. Concluir a Estrada Dona Leopoldina (em fase final - 90%)
    4. A Estrada de Linha João Alves já está pronta
    5. Pavimentar a Estrada Bruno Pritsch
Investimento: R$ 9.300.000,00
Previsão de início: 2º Semestre/2022

  • Diretriz viária na Avenida Léo Kraether com alargamento da pista e implantação de passeio público e ciclovia

Região que passou por grande crescimento populacional nos últimos anos, além de também ser uma via de acesso ao Município. Intervenções vão garantir maior trafegabilidade e segurança para a via que hoje é muito estreita e sem acostamento em diversos trechos.
Investimento: R$ 5.000.000,00
Previsão de início: 2º Semestre/2022


Foto: Divulgação
Investimento na estrutura é de R$ 12 milhões
Investimento na estrutura é de R$ 12 milhões

Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
Um dos pontos em que será instalada uma nova rotatória
Um dos pontos em que será instalada uma nova rotatória