“Vendemos a moto, pegamos pouco de dinheiro e começamos”: a história da Óptica e Relojoaria Frölich


Por: Portal Arauto
Publicado 28/11/2021 19:20
Atualizado 28/11/2021 19:31

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Há 33 anos, no dia 21 de novembro, a Joalheria Frölich abria as portas para a comunidade venâncio-airense em um espaço pequeno, mas muito acolhedor na Rua Júlio de Castilhos. O local marcava o início de uma trajetória repleta de desafios, de histórias compartilhas e de centenas de clientes e de amigos conquistados. Por trás do balcão, a coragem e a determinação de seu José e dona Eva Frölich, os idealizadores deste empreendimento.

A Óptica e Relojoaria Frölich está presente todo este período nos melhores momentos da história de seus clientes, oferecendo bom atendimento e uma variedade em joias, semijoias, relógios, óculos de sol e de grau, além de restauração e de conserto.

Entretanto, para chegar até aqui e até o momento de abrir as portas no dia 21 de novembro de 1988, muitos desafios foram enfrentados. “Estávamos passando por uma fase meio que sem direção e em uma conversa com um casal de amigos nossos, eles nos falaram que deveríamos abrir uma loja. Lembro que ainda brincamos que não tínhamos nada para começar. Depois da conversa nós ficamos com aquela pulga atrás da orelha. Acho que era um impulso que faltava”, conta a proprietária Eva Frölich.

Como todo o início não é fácil, o casal analisou as economias e percebeu que seria necessário vender a única motocicleta que tinha e juntar dinheiro para dar o pontapé no sonho, conforme relembra o empresário José Frölich. “A única coisa que tínhamos era a moto. Aí tivemos que pegar um pouquinho de dinheiro para começar. Fomos mesmo com a cara e com a coragem. Desmanchamos algumas joias que a Eva tinha e fizemos outras joias mais finas, mais leves”.

Um momento marcante e especial para vida dos proprietários foi quando atenderam a primeira cliente. “Estávamos com a loja montada, mas era só o suficiente para começar. Lembro que a primeira moça que chegou na loja quis experimentar uma corrente. Porém, não tínhamos um espelho. Uma amiga nossa teve que buscar o espelho para a cliente se olhar”, relembra dona Eva com muito carinho o momento.

Com o passar dos anos, o negócio foi se remodelando e ampliando seus serviços. Desta forma, da Rua Júlio de Castilhos, o empreendimento passou a atender na Rua Osvaldo Aranha, no coração da cidade, e de Joalheria, passou a ser Óptica e Relojoaria. Medidas que proporcionaram estar ainda mais presente na vida e na história de cada cliente, tornando um pequeno momento ainda mais especial. 


Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
Loja em Venâncio está localizada no coração do município
Loja em Venâncio está localizada no coração do município