Cisvale inicia mutirão de cirurgias ambulatoriais em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 26/11/2021 06:40
Atualizado 26/11/2021 07:01

Geral   SAÚDE

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) deu início, nesta quinta-feira (25), a um mutirão de cirurgias ambulatoriais. Durante o dia, foram realizados 50 procedimentos. A mobilização ainda deverá se repetir em 02 e 09 de dezembro, com mais 100 procedimentos – 50 em cada dia.

A prefeita de Santa Cruz do Sul e presidente do Cisvale, Helena Hermany, esteve na sede do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) para acompanhar o andamento do serviço, que contou com recursos da Secretaria Municipal de Saúde. Helena  manifestou satisfação com a iniciativa. Algumas pessoas aguardavam há cerca de três anos pela cirurgia. “Que bom podermos resolver o problema desses pacientes que esperaram por tanto tempo”, afirmou. Conforme a prefeita, a demora se dá muitas vezes porque, em alguns casos, a solução não depende exclusivamente dos municípios, como é o caso de atendimentos de alta complexidade, responsabilidade do Estado. “Fico feliz que Santa Cruz do Sul dispõe de recursos para ajudar nesta situação”, declarou.

Dentre os procedimentos ambulatoriais realizados, estão previstas a extração de verrugas, lipomas, cistos cebáceos e unhas encravadas. O trabalho está sendo coordenado pelos médicos Flávia Moojen Brollo (cirurgiã geral) e Mário Antônio Ferrari (cirurgião geral e coloproctologista). A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, informou que, também a pedido da prefeitura de Santa Cruz, o Consórcio vem fazendo, desde outubro, mutirões de consultas médicas para atender seus usuários nas especialidades de gastroenterologia, cardiologia, hematologia, dermatologia e urologia. Além disso, exames de eletroencefalograma também estão previstos.

O Cisvale ainda está conduzindo em sua rede credenciada uma mobilização para a realização de exames de imagem  (ressonância, ecocardiograma, tomografias, e ecografias), voltados a pacientes dos municípios de Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Conforme Léa Vargas, a previsão é que, dentro de até 120 dias, as ações previstas estejam concluídas. “Já são mais de 1500 consultas em regime de mutirão e mais de 2000 exames de imagem”, destaca Léa.


Foto: Tiago Rech / Secom
Cisvale inicia mutirão de cirurgias ambulatoriais em Santa Cruz
Cisvale inicia mutirão de cirurgias ambulatoriais em Santa Cruz