compartilhe >>

Bombeiros Voluntários terão centro de treinamento


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 24/11/2021 19:54
Atualizado 24/11/2021 19:55

Polícia   FORMAÇÃO

Após a sanção da Lei nº 15.726 que regulamentou o serviço de Bombeiros Voluntários no Estado, agora os Bombeiros Voluntários Gaúchos projetam o Centro Estadual de Treinamentos. Na manhã de terça-feira (23), a Fundação Universidade de Caxias do Sul cedeu uma área de 2.861 metros quadrados, localizada junto ao Câmpus Universitário Vale do Caí da Universidade de Caxias do Sul, para ser utilizada como centro de treinamento de formação e capacitação de bombeiros voluntários.

A parceria foi firmada entre a Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), possibilitando assim que as 46 unidades filiadas e os mais de 1,5 mil bombeiros voluntários tenham um local de referência para as formações nas mais diversas áreas inerentes às atividades dos bombeiros. A parceria contempla a utilização do Campus de São Sebastião do Caí, que a partir de 2022 será o berço de formação dos bombeiros voluntários.

A Voluntersul já está trabalhando na busca de recursos para construção da pista de treinamentos, e conforme o planejamento, irá ser uma das mais modernas do Brasil. Segundo o presidente da associação Anderson Jociel, a parceria será um diferencial a partir de 2022, possibilitando uma formação de excelência para todos os bombeiros voluntários.

Segundo Fabricio Ceolin, coordenador regional da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, às corporações voluntárias da região como Sobradinho, Candelária, Agudo, Paraíso do Sul e Passo do Sobrado, filiadas à Voluntersul, poderão formar os bombeiros voluntários através do centro estadual de treinamento, buscando assim uma padronização de atendimento às ocorrências.


Foto: Divulgação/Bombeiros Voluntários
Corporações voluntárias da região Candelária e Passo do Sobrado poderão formar e treinar bombeiros voluntários
Corporações voluntárias da região Candelária e Passo do Sobrado poderão formar e treinar bombeiros voluntários