compartilhe >>

Atividades marcam o Dia Nacional do Doador de Sangue em Venâncio Aires


Publicado 24/11/2021 16:33
Atualizado 24/11/2021 16:37

Região   PARA SALVAR VIDAS

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (25) e busca homenagear todos os cidadãos que compartilham um pouco de si para salvar vidas. Em razão disto, o Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires realizará atendimento especial nesta data, para estimular o ato voluntário repleto de solidariedade.

Conforme a enfermeira coordenadora da unidade, Daiana Keller, a coleta ocorrerá nesta quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 15h30min. Já na sexta-feira (26), o atendimento será normal, das 7h30min às 11h30min. Além disso, a ação continua no sábado (27), com horário especial das 8h às 11h. Durante a atividade haverá distribuição de brindes, e a doação deve ser agendada pelo telefone (51) 3741-7349.

As bolsas sanguíneas são repassadas para pacientes do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e do Hospital Candelária. Em razão disto, são realizadas atividades que buscam estimular a doação neste período devido o final e o início de ano, em que o número de contribuições reduz fortemente.

“Agora nos próximos meses, muitas pessoas saem para festas, ingerem bebidas alcóolicas ou viajam, o que acaba impedindo a doação. Por isto, precisamos de uma estoque reforçado para esta época do ano”, diz a enfermeira coordenadora da unidade, Daiana Keller.

Para doar sangue, o candidato faz um cadastro no local, em seguida passa pela triagem clínica, onde são analisados os hábitos e comportamentos da pessoa, posteriormente, é realizada a triagem hematológica, para aferir a pressão arterial e verificar se o doador tem anemia. Depois, é feita a coleta de forma segura.

 


Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
Vital Banco de Sangue realizará atendimento especial nesta quinta-feira e no sábado
Vital Banco de Sangue realizará atendimento especial nesta quinta-feira e no sábado