Terceira Conferência de Igualdade Racial inicia nesta quarta-feira


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 24/11/2021 07:18
Atualizado 24/11/2021 07:19

Geral   CONSCIENTIZAÇÃO

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) promove nos dias 24 e 25 de novembro, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul. 

A inscrição para participar do evento pode ser efetivada  no dia da conferência, no local, ou antecipadamente pelo endereço https://www.santacruz.rs.gov.br/secretarias/conselhos-municipais, selecionando o COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

 Com a temática "Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós", o evento reunirá representantes de entidades, trabalhadores, estudantes e comunidade em geral.

A programação inicia 8h, com o credenciamento dos participantes. Na sequência será realizada a abertura, com fala de autoridades e uma cerimônia inter-religiosa. Ainda no turno da manhã haverá uma palestra com o coordenador do Programa Saúde Popular Comunitária, de Novo Cabrais, Marcos André Zerbielli, que tratará do tema Saúde Popular Comunitária. 
À tarde a conferência segue com debates, a partir das 13h, com temas como enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural, enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios, enfrentamento à intolerância religiosa, desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural, pela promoção da igualdade de oportunidades. 
O encerramento do primeiro dia está previsto para as 17h. Já no dia 25, a programação será das 8h ao meio-dia. Além de uma plenária, será realizada eleição dos delegados para participação na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, e V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR). 
Na ocasião também haverá uma palestra com o Sociólogo Cesar Hamilton Brito Goes, que vai debater o tema “A questão racial e a desigualdade na sociedade brasileira, lutas e ressignificados para enfrentar o preconceito. Durante o encontro também serão realizadas diversas apresentações artísticas e culturais.


Foto: Freepik/ Divulgação
Inscrição para participar do evento pode ser efetivada  no dia da conferência, no local, ou antecipadamente
Inscrição para participar do evento pode ser efetivada no dia da conferência, no local, ou antecipadamente