Schuch cobra ação do governo sobre o descontrole do preço dos insumos


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 23/11/2021 14:58
Atualizado 23/11/2021 15:00

Geral   EXPLICAÇÃO

O deputado Heitor Schuch (PSB) entregou nesta terça-feira (23) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, os encaminhamentos tirados da audiência pública da Comissão de Agricultura sobre os altos custos de produção, realizada ontem, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), em Porto Alegre. O parlamentar aproveitou a presença de Guedes na Câmara, onde estava prestando esclarecimentos sobre empresas no exterior em seu nome. "É rara a oportunidade de estar cara a cara com o ministro, e o tema que nos move é grave e urgente", destacou Schuch. 

Os agricultores e suas lideranças pedem uma ação efetiva do governo federal contra o descontrole no preço dos insumos que já registraram aumento de até 160% (ureia) e 139% (fertilizantes). Também reivindicam uma audiência presencial o quanto antes em Brasília com o Ministério da Economia, a Petrobras e representantes das indústrias fabricantes e revendedores de insumos, que não se fizeram presentes na audiência de ontem. Uma das sugestões é a reabertura das fábricas de adubos no Brasil, para reduzir a dependência das importações de outros países, e também um controle maior sobre a oferta do produto no mercado. 

Além dos fertilizantes, levantamento feito pela Fetag aponta elevação de 22% na ração, 53% no diesel, 64% na gasolina e 49% na energia elétrica. O impacto dessa alta nos custos de produção ate agora foi de 32% no milho, 38,3% na soja, 45% no trigo e 33% no leite, com tendência de escalada ainda maior nos próximos meses, e redução dos preços aos produtores


Foto: Divulgação
Schuch cobra ação do governo sobre o descontrole do preço dos insumos
Schuch cobra ação do governo sobre o descontrole do preço dos insumos