Quem circula por Vera Cruz deve ter percebido um aumento na fila da Casa Leco nos últimos dias. O local, além de comercializar materiais elétricos, também funciona como posto de atendimento da RGE. A fila, por sua vez, é para o recadastramento dos benefícios do tarifário elétrico rural. “Há duas semanas estamos atendendo cerca de 100 pessoas por dia. Desde julho já estamos orientando quem está vindo a realizar o recadastramento. Acredito que até o dia 30 teremos muita fila”, confirma Talisson D’Ávila Santos, um dos proprietários do local.
O procedimento deve ser realizado por produtores rurais, que desenvolvem atividades de agricultura, pecuária ou aquicultura que devem ficar atentos ao recadastramento para continuarem usufruindo das tarifas mais em conta. A revisão cadastral foi prevista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em uma resolução de 2020.
O recadastro nada mais é do que uma ferramenta criada pelo governo para se evitar fraudes. O setor agropecuário do Brasil tem uma série de políticas públicas de incentivos, dentre eles o subsídio de energia rural, que dá descontos nas tarifas de energia elétrica. Para que o benefício não seja perdido, é preciso que os produtores enviem à distribuidora os documentos que comprovem que a unidade ainda se enquadra como de atividade rural.
Neste primeiro ciclo de recadastramento dos consumidores de quatro distribuidoras do Grupo CPFL, cerca de 52 mil clientes, no Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, foram avisados sobre a necessidade de atualizar os dados na distribuidora.
A medida, no entanto, é válida apenas aos agricultores que receberam, nas contas de energia, um aviso de atualização cadastral. O prazo para o recadastramento vai até o fim do mês de novembro. Para atualização é necessário ter em mãos o talão de produtor, a conta de luz e documentos pessoais.
Em Vera Cruz, o atendimento ocorre na Casa Leco, na Rua Roberto Gruendling, no Centro. Além dos postos de atendimento da RGE é possível realizar o recadastramento pela internet. Os clientes de baixa tensão podem acessar o site da RGE e procurar o menu “Atualizar Cadastro” que aparece logo na tela inicial. No aplicativo da CPFL Energia o serviço também está disponível. Já para os clientes de alta tensão, os documentos devem ser enviados através do e-mail recadastramento.rge@cpfl.com.br.