compartilhe >>

Confira qual foi o tema da redação do Enem aplicado neste domingo


Fonte: Agência Brasil e Portal Arauto
Publicado 21/11/2021 19:37
Atualizado 21/11/2021 20:24

Geral   DESAFIO

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desta edição é "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", segundo divulgou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Nesta edição, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.

A aplicação do Enem teve início neste domingo (21), com uma prova contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame. No próximo domingo (28), terão vez as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep.

AVALIAÇÃO

Karolini Canova, de 16 anos, fez o Enem neste domingo (21). A jovem, que faz cursinho desde agosto, conta que teve a intenção de fazer o Enem, pela segunda vez, para criar experiência e, com isso, estar mais preparada para o próximo ano. Cheia de sonhos, ela conta que o objetivo é cursar Medicina em uma universidade federal. Sobre a prova, avaliou como sendo tranquila em relação aos conteúdos e está com uma expectativa positiva no que se refere ao resultado. "A prova estava mais focada em interpretação. Na redação eu tive um pouco de dificuldade com as causas para usar no desenvolvimento, mas achei o tema bem interessante", complementa. 

Para Larissa dos Santos, de 16 anos, a prova foi considerada difícil: "Eu estava acostumada com um modelo de Enem bem diferente pelos simulados dos anos anteriores. Dessa vez aumentou muito a quantidade de texto. Achei muito cansativo ler todos os textos e textos tão grandes. Mudou bastante o estilo da prova de linguagens e humanas e isso me cansou muito". A jovem, estudante da Escola Ernesto Alves, comenta que fez o Enem pela primeira vez para se preparar mais para o próximo ano. Assim como Karolini, Larissa também sonha em cursar Medicina: "Meu irmão entrou na faculdade em 2020 e estuda Medicina. Sempre acompanhei ele e agora está chegou a minha vez de fazer o Enem". 

Sobre a redação, ela avaliou positivamente e conta que não teve dificuldade: " A redação salvou meu dia. Estava bem preparada para a redação. Eu tinha chutado que iria cair tema dos desaparecidos.Consegui fazer uma redação bem legal. Acho que atingi as minhas expectativas". 


Foto: Kethlin Meurer/ Portal Arauto
Enem foi aplicado neste domingo
Enem foi aplicado neste domingo

Foto: Kethlin Meurer/ Portal Arauto
Larissa fez pela primeira vez o Enem neste ano
Larissa fez pela primeira vez o Enem neste ano

Foto: Kethlin Meurer/ Portal Arauto
Karolini está confiante em relação ao Enem
Karolini está confiante em relação ao Enem