compartilhe >>

Vacinação Antirrábica registra grande procura em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 21/11/2021 07:00

Geral   ANIMAIS

Este sábado (20) foi dia de vacinação contra a raiva para cães e gatos em Santa Cruz do Sul. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o curso de Medicina Veterinária da Unisc realizou a imunização dos animais com mais de quatro meses de idade, não gestantes ou lactantes.
 
A Campanha de Vacinação Antirrábica aconteceu em dois pontos de drive-thru – no SIS da Unisc e no Corpo de Bombeiros Militar, no Distrito Industrial, e foi conduzida por professores e alunos da instituição. Para a iniciativa foi disponibilizado um lote de 1500 doses e cobrada a taxa de R$ 10,00 por animal. 

A raiva é altamente letal. Causada por um vírus, ela pode ser transmitida durante o contato de pessoas e animais domésticos com primatas e morcegos, pela saliva. O vírus ataca o sistema nervoso central de mamíferos, levando à morte após pouco tempo de evolução. Santa Cruz do Sul é considerada área controlada da doença, entretanto, o vírus ainda circula pela região. A prevenção é feita através de vacinação anual. Conforme a docente do curso de Veterinária, Letícia Reginato Martins, a imunização é indispensável para manter os animais saudáveis. “Precisamos manter esse cuidado para a doença seguir controlada na região”, avalia. Letícia avalia que houve uma grande procura pelos postos de drive-thru ao longo do dia.
 
A auxiliar de escritório Luiza Schwengber não perdeu tempo e levou seus dois cães, de 4 e 8 anos, até o SIS da Unisc. “Achei muito legal a iniciativa, muito importante para o bem-estar dos animais”, comentou. O eletricista automotivo Jonatas Derli Gomes Ferraz também levou seus dois cachorros para vacinar no campus universitário. Ele foi avisado da ação pela filha. “Cuido muito dos meus animais e esta foi uma oportunidade maravilhosa”, concluiu.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/ Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz
 Para a iniciativa foi disponibilizado um lote de 1.500 doses
Para a iniciativa foi disponibilizado um lote de 1.500 doses