Veja como será o mutirão de combate ao Aedes Aegypti neste sábado em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 19/11/2021 16:48
Atualizado 19/11/2021 16:51

Geral   SERVIÇO

Um mutirão contra a dengue vai ser realizado neste sábado (19), no bairro Senai, em Santa Cruz. O bairro foi escolhido por apresentar a maior incidência de focos do mosquito. A ação se dará em dois períodos: das 8h às 12h, e das 13h às 17h. A estimativa é de que 1.500 imóveis sejam visitados, entre terrenos, moradias e estabelecimentos comerciais. As visitas aos imóveis serão feitas por duplas, que ao ingressar nos pátios farão uma vistoria completa nos locais, a fim de detectar a existência de focos do mosquito. Eles ajudarão os moradores na limpeza mostrando como proceder na eliminação de possíveis criadouros, focos e no recolhimento de entulhos. Na incidência de criadouros fixos - onde seja impossível a remoção -, serão chamados os agentes de endemias para fazer aplicação de larvicida. E como é de praxe, todos os moradores serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar possíveis criadouros.

Serviço

Onde: Bairro Senai
Período: 8h ao meio-dia, e 13h às 17h
Serão visitados mais de 1.500 imóveis, em 34 quarteirões

34 equipes – cada equipe  será formada por um ou dois soldados e um agente comunitário de saúde ou agente de combate às endemias (todos identificados com crachás)

Quem vai atuar: 17 Agentes Comunitários de Saúde,  17 Agentes de Endemias da Vigilância Sanitária e Ações em Saúde; 5 fiscais, 4 operários,  1 servente, 45 militares do 7º BIB (45 militares), Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do município, totalizando 136 pessoas envolvidas.

Sobre o contágio

Segundo números da Vigilância Sanitária, só neste ano foram notificados 5.087 casos positivos. A maior parte deles, nos meses de abril e maio. Outros 1.754 foram descartados. Atualmente, 12 casos aguardam resultado e há 2 positivos, e 5 óbitos. Outros 4 casos de zika confirmados.  Além do Senai, os bairros com maior incidência do mosquito são Arroio Grande, Centro, Santa Vitória, Schulz, Bom Jesus e Ana Nery.


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Mutirão vai ser realizado neste sábado
Mutirão vai ser realizado neste sábado