Acisa prevê crescimento de até 20% nas contratações de Natal


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 20/11/2021 08:00

Geral   VERA CRUZ

Metade de novembro e o clima de Natal é facilmente sentido no comércio. Não apenas nas lojas que vendem artigos de decoração, que enchem os olhos de quem contempla as vitrines, mas no comércio como um todo, o momento é de otimismo e expectativas redobradas. Isso porque com o fim de ano mais “normal”, com flexibilizações de protocolos, índices menos alarmantes da pandemia e o avanço da vacinação, o ânimo das pessoas em circular pelas ruas e investir na renovação do guarda-roupas, por exemplo - sem contar nos presentes -, reflete nas perspectivas do setor. O presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa), de Vera Cruz, Rafael Iser, exalta este otimismo ao projetar que o comércio local vai gerar 20% a mais de empregos temporários e até definitivos neste fim de ano. O incremento nas vendas em relação ao ano passado deve ser entre 8 e 15%. Em Santa Cruz, a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de que a contratação de temporários seja de 5 a 7% maior em relação a 2020.

O Presidente da Acisa comenta que já é visível a procura e contratação de colaboradores temporários e até aumento do quadro definitivo em alguns estabelecimentos. Este otimismo é sentido até no aumento da procura pelos itens de decoração de Natal, sinal de que as empresas buscam deixar seus espaços mais convidativos aos clientes, entrando no clima de fim de ano. Também no vestuário, para as confraternizações de fim de ano, aponta Iser, a procura já é maior e deve intensificar na medida em que dezembro se aproxima. “Apesar de tantos reajustes de preço que foram sentidos, estamos esperançosos que aconteça a retomada gradual na economia e a movimentação das pessoas no comércio”, destaca.

Retomada

Ainda em outubro, a loja Renove, de Vera Cruz, abriu seleção para contratação de vendedor. “Esta semana estamos contratando a segunda vendedora para reforçar a equipe neste final de ano e, se a economia mostrar a recuperação que esperamos, continuarão fazendo parte da equipe para 2022”, destaca o empresário André Kessler, alocando uma para a loja Renove e outra para o Feirão da Moda. Uma das contratadas é Nátali Ramos Zacouteguy, de 21 anos. Apesar da pouca idade, ela já trabalhava há dois anos com vendas, em loja em Santa Cruz, e acumula experiência anterior em atendimento ao público, características que, na sua visão, somaram para ser escolhida.

Como mora a uma quadra da loja, não pensou duas vezes em mandar currículo, torcendo para ser chamada e trabalhar em sua cidade. Nátali já começou no início de novembro, e ainda que esteja na fase de contrato, espera ser efetivada e não vai medir esforços para isso, na torcida de que, efetivamente, as vendas cresçam e as pessoas voltem às ruas em uma retomada econômica e social.

 


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Nátali está contente com a oportunidade de trabalhar pertinho de casa
Nátali está contente com a oportunidade de trabalhar pertinho de casa